A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira ter adotado a primeira medida para implementar, até 2015, o sistema que vai permitir aos automóveis estabelecer uma chamada direta para os serviços de emergência.

O sistema eCall é instalado nos veículos e liga automaticamente para o número de emergência único europeu, o 112, em caso de acidente grave, comunicando aos serviços de emergência a localização do carro.

O eCall, com o qual Portugal se comprometeu já em 2007, destina-se a equipar todos os modelos de automóveis comercializados na Europa, num esforço para melhorar a rapidez de resposta dos serviços de assistência médica e fazer face a situações em que, devido à gravidade dos ferimentos, as vítimas não têm os reflexos ou capacidade física para fazer uma chamada de emergência.

De acordo com as estimativas da Comissão, a tecnologia deverá acelerar a chegada das equipas de socorro em cerca de 40% nas zonas urbanas e 50% nas zonas rurais.

Esta quinta-feira, a Executivo europeu adotou uma Recomendação "apelando aos Estados-membros para que garantam que os operadores de redes telefónicas móveis melhorem a sua infraestrutura e para que as chamadas eCall possam ser transferidas eficientemente para os serviços de emergência", lê-se no comunicado de imprensa.

O objetivo da Comissão é ter o serviço totalmente operacional em toda a União Europeia, bem como na Croácia, Islândia, Noruega e Suíça, até 2015. Recorde-se que o início dos esforços para levar a cabo a iniciativa data já de 2005, altura em que 2009 era apontado como horizonte temporal para a concretização.

"Estou feliz por termos dado (…) o primeiro passo para que milhões de cidadãos beneficiem do eCall, um sistema que pode reduzir drasticamente o tempo que os serviços de emergência demoram a chegar ao local dos acidentes. O sistema salvará centenas de vidas e reduzirá a dor e o sofrimento das vítimas de acidentes rodoviários", afirmou a vice-presidente da Comissão e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, citada na nota oficial.

A esta Recomendação vai seguir-se a adoção pela Comissão de especificações para a modernização dos centros de atendimento de chamadas de emergência e de uma proposta de regulamento, exigindo que a partir de 2015 sejam instalados, em todos os novos modelos de automóveis de passageiros e veículos ligeiros, dispositivos compatíveis com o sistema.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico