A União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a GSM Association assinaram hoje um Memorando de Entendimento cujo principal objectivo é levar as tecnologias de informação e de comunicação a países desfavorecidos de forma a acabar com as barreiras digitais entre as nações.



Assinado no âmbito do Global Symposium for Regulators, a decorrer no Dubai, o protocolo inclui entre as suas principais prioridades a criação de infra-estruturas que permitam estender os acessos móveis, e outros meios digitais aos países menos desenvolvidos. Neste sentido, serão procuradas soluções de baixo custo que possam ser implementadas nos territórios em questão e de fácil acesso para a população.



As parcerias entre a indústria e os governos locais serão um dos pontos de foco fundamentais do protocolo já que, através deste tipo de alianças, poderão ser facilitados planos futuros e de investimento no sector. As políticas reguladoras do sector e as estratégias de aproximação das tecnologias aos meios rurais são outros pontos que as alianças com os governos poderão beneficiar.



Para Tom Phillips, da GSMA, este acordo será uma oportunidade para os operadores que, para além de já estarem ambientados com o valor das políticas governamentais que suportam investimentos privados, podem contar com novas oportunidades ao criar "novos investimentos".



Notícias Relacionadas:

2006-06-14 - GSMA promove programa para alargar 3G a países menos desenvolvidos

2003-11-24 - ITU mostra que divisão digital entre países continua acentuada