Os números da Anacom para o segundo trimestre do ano mostram que o número de utilizadores de ligações móveis de banda larga aumentou 54 por cento, face ao mesmo período do ano passado. Relativamente aos três meses analisados antes pelo regulador das comunicações electrónicas, o número de utilizadores que prefere uma ligação móvel aumentou 9 por cento.

No fim de Junho existiam 2,95 milhões de utilizadores de ligações móveis de banda larga, 1,45 milhões com ligações activas. Em comunicado, a Anacom frisa que o número de utilizadores de serviços móveis de banda larga com contas activas tem aumentando de forma progressiva, desde Janeiro de 2007. Nessa altura, apenas 37 por cento dos acessos vendidos pelos operadores estavam activos.

O número de ligações à Internet de banda larga através da rede fixa é menor e atingiu no mesmo período 1,75 milhões, número que representa também um crescimento, embora ligeiro. A soma das ligações de Internet de acesso fixo (de banda larga e banda estreita) aumentou no período 3 por cento, face ao trimestre anterior, mesmo com o continuado decréscimo do número de ligações de banda estreita.

ADSL continua a dominar mas fibra já se nota

No fixo, a banda larga continua a ser maioritariamente ADSL, que representa 58 por cento dos acessos. O cabo é a segunda tecnologia mais usada, mas também vale a pena destacar o crescimento acelerado de outras tecnologias de acessos, uma rubrica que inclui os acessos através de fibra, FWA, etc. No trimestre em análise este tipo de acessos cresceu 14 por cento.

Ainda no que se refere à banda larga fixa, destaque para a PT, a Zon e a Vodafone, que no período conseguiram aumentar o número de clientes e a quota de mercado, ao contrário da Cabovisão e da Sonaecom, que diminuíram.

Quem ganhou mais clientes no trimestre foi a Zon, com 33,2 mil novos subscritores de serviços de banda larga. Quem perdeu mais clientes foi a Sonaecom, 7,8 mil.

As ligações de acesso fixo foram também as principais responsáveis pelo crescimento de 11 por cento do tráfego registado no período. Neste tipo de serviços, o tráfego gerado cresceu 3,6 vezes mais que o número de clientes. Nos acessos móveis também há um crescimento, mas apenas de 3,1 por cento (contra 11,5 por cento na rede fixa).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.