Mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo já recorrem actualmente a ligações móveis de Internet de banda larga (HSPA), avançou ontem a principal associação mundial do sector móvel, a GSM Association(GSMA).

Os dados foram revelados na abertura do Mobile World Congress, que decorre em Barcelona até 17 de Fevereiro, com os responsáveis a realçarem o crescimento de 100 por cento face ao ano passado.

Segundo os números apresentados, actualmente, a cada mês há 17 milhões de novos clientes de ligações HSPA a nível mundial, enquanto o ano passado os valores registados davam conta de adesões mensais na ordem dos 9 milhões.

A associação destacou também a evolução estimada para o LTE, conhecida como a próxima (e mais rápida) geração de banda larga móvel, que deverá passar dos 4,2 milhões de ligações, em 24 países no final deste ano, para os quase 300 milhões, em 55 países, já em 2015.

"Nos últimos 12 meses os operadores investiram mais de 70 mil milhões de dólares em infra-estruturas e upgrades das suas redes, impulsionando o HSPA e abrindo caminho para o LTE", afirmou o director de da área de marketing da GSMA.

O responsável realçou o impressionante crescimento conseguido pelo HSPA, desde o seu lançamento em 2005, e classificou a tecnologia como a solução sem fios com o crescimento mais rápido de sempre.

A impulsionar a adopção está o sucesso dos mais recentes dispositivos móveis, aplicações e serviços, que permitem aos utilizadores aceder a todo o tipo de conteúdos me movimento.

De acordo com os dados avançados, mais de 2.900 equipamentos, de 200 fornecedores, suportam actualmente ligações HSPA e há cerca de 341 redes activas em 132 países em todo o mundo.