Depois de se tornar um sucesso de utilização no Japão, onde conta actualmente com mais de 40 milhões de utilizadores, a tecnologia de acesso Internet em redes móveis, designada por i-mode, está agora a assegurar uma crescente base de assinantes na Europa. No final do mês de Junho o número de subscritores do i-mode fora do Japão ultrapassava já os 3 milhões.

Na Europa são já sete os operadores móveis que acordaram com a NTT DoCoMo a utilização desta tecnologia concorrente do acesso à Internet através de WAP. A BASE, na Bélgica; Bouygues Telecom, em França; E-Plus, Alemanha; KPN Mobile, na Holanda; Telefónica Móviles, em Espanha, a WIND, em Itália e a COSMOTE na Grécia, juntaram-se à empresa nipónica e são, com a operadora da formosa EasTone Telecommunications, as pontas de lança do i-mode fora do Japão.

Só nos últimos quatro meses um milhão de novos assinantes aderiu ao i-mode fora do Japão, colocando esta tecnologia no topo da lista de maior crescimento nas redes móveis. Até ao final do ano também a australiana Telstra Corporation Limited se deverá juntar a este clube, para o qual não se conhecem intenções de adesão de operadores portugueses.

A aposta no mercado europeu, que nos últimos anos se tem mostrado muito promissor nas comunicações móveis, fazia parte da estratégia de crescimento da NTT DoCoMo, que já prepara o alargamento das parcerias para as redes 3G.

Notícias Relacionadas:
2004-07-06 - DoCoMo prevê lançamento de telemóvel porta-moedas ainda este mês
2004-05-31 - DoCoMo em negociações com operadores 3G britânicos para introdução do i-mode