Mantendo-se atenta aos desenvolvimentos quanto à evolução do número de utilizadores activos de tecnologias como GPRS (General Packet Radio Service), i-mode, CDMA 2000 (Code Division Multiple Access) e serviços de mensagens multimédia através do World Cellular Data Metrics, a EMC apurou que durante o mês de Janeiro mais de 115 milhões de utilizadores em todo o mundo vão utilizar serviços de dados sobre redes móveis.

A utilização destes serviços tem crescido um pouco por todo o mundo e o estudo realizado em Janeiro de 2004 aponta para um crescimento na ordem dos 13% em relação a Setembro último em termos de utilizadores, e mais de 14% acima do número que a EMC previa para Junho de 2003.

Esse crescimento teve origem em grande parte nos utilizadores asiáticos, na sua maioria japoneses e sul coreanos, onde a possibilidade de realizar jogos online e ter acesso a “conteúdos para adultos” resultaram como impulso para a sua utilização. O email e o envio de mensagens são igualmente populares naqueles territórios.

De acordo com a GSM Association, os países asiáticos contribuiram mesmo com cerca de 70 milhões de novos utilizadores em 2003, dos quais 42,8 milhões são chineses.

A Europa tem ainda um grande caminho a percorrer para chegar aos números registados pelos asiáticos. A EMC calcula que existam cerca de 16 milhões de europeus que utilizam as redes GPRS desde Setembo último, e compara com os já existentes 38,5 milhões de assinantes do i-mode apenas no Japão, que mesmo assim ficou àquem do esperado inicialmente.

O sucesso do GPRS está assente no das próprias redes GSM (Global System for Mobile Communications). Em todo o mundo cerca de 970 milhões de pessoas utilizavam GSM até ao final do mês passado, 180 milhões das quais subscreveram serviços desta rede pela primeira vez em 2003. Isso representa cerca de 80% dos 227 milhões dos novos telemóveis digitais vendidos em termos globais durante 2003, refere a GSM Association.

Notícias relacionadas:
2003-09-07 - IDC prevê crescimento recorde do mercado de telemóveis em 2004
2003-09-04 - Vendas de telemóveis no segundo trimestre do ano superam todas as expectativas