A venda mundial de telemóveis caiu 11,9 por cento nos três primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os números são da ABI Research e revelam que entre Janeiro e Março, o mercado mundial de telefones móveis vendeu menos 35 milhões de unidades do que o total comercializado no primeiro trimestre de 2008.

Quando comparados com o trimestre anterior, os valores mostram uma queda de 20 por cento. “A indústria de telemóveis é caracterizada pelas suas tendências sazonais, com o primeiro trimestre a apresentar uma descida depois de um período de compras no fim do ano forte. Entretanto, a queda desta vez foi especialmente acentuada”, refere a empresa.

A América do Sul foi a região do mundo onde a queda na venda de telemóveis foi maior (28%), em parte provocada pela desvalorização das moedas locais.

Os valores mundiais justificam-se, segundo a ABI Research, pela redução de stock por parte das fabricantes de telemóveis e também porque os consumidores perceberam que muitos dos recursos que desejam num telemóvel já existem nos modelos que utilizam, preferindo adiar a compra de um novo telefone.