Uma nova previsão da IDC estima que os fabricantes de telemóveis deverão este ano deparar-se com uma desaceleração do crescimento mundial das vendas de equipamentos. Embora o sector se mantenha em trajectória ascendente, a consultora diz que dificilmente o crescimento anual das vendas irá aproximar-se dos 34 por cento obtidos no ano passado, que permitiram colocar nas mãos dos utilizadores 692 milhões de unidades.



Para a redução do ritmo de crescimento contribuem precisamente os resultados dos últimos dois anos, que hoje fazem com que a maioria dos utilizadores possuam equipamentos relativamente novos. Uma larga percentagem de utilizadores - sobretudo nos mercados maduros - fizeram o upgrade dos seus equipamentos nos últimos dois anos, para telefones a cores com funcionalidades multimédia.



A IDC prevê que as vendas globais não ultrapassem os 20 milhões de unidades, sendo que o maior crescimento deverá registar-se nos mercados emergentes, avança um comunicado. No final do ano deverão existir no mercado 1,7 mil milhões de subscritores móveis, um número que irá aumentar de forma contínua, pelo menos, até 2009.



Notícias Relacionadas:

2005-04-28 - Vendas de smartphones ultrapassam os 10 milhões no primeiro trimestre de 2005

2005-03-14 - Terminais smartphone e 3G impulsionam mercado móvel europeu em 2005

2003-09-07 - IDC prevê crescimento recorde do mercado de telemóveis em 2004