As vendas de telemóveis aumentaram 21,5 por cento no terceiro trimestre deste ano fixando-se nos 251 milhões de unidades, revela o Gartner Group. Nesta última análise trimestral destaca-se o crescimento rápido das vendas de equipamentos no mercado Ásia/Pacifico.



Também a substituição de telemóveis nos mercados emergentes começa a ganhar peso, contribuindo positivamente para a subida global das vendas e compensando nos mercados maduros, onde a substituição de terminais teve menos peso que o previsto pela consultora.



Juntas a Nokia, Motorola e Samsung têm 68 por cento do mercado. A Nokia mantém a liderança, tendo ganho 2,6 por cento de quota face ao mesmo período do ano passado. A fabricante finlandesa recuperou a liderança na América Latina e cresceu em todas as regiões, com excepção da América do Norte.



Recorde-se que tinha sido a Motorola a liderar as vendas na América Latina ao longo do último ano, perdendo agora essa posição. A fabricante americana também perdeu terreno para a Samsung nos mercados da EMEA e da Europa Ocidental, onde detinha o segundo lugar de vendas, fazendo prever um fim de ano mais complicado, alerta a Gartner.



A fabricante coreana terminou o terceiro trimestre com 30 milhões de unidades vendidas. A concorrente mais directa, a Sony Ericsson, acumulou vendas de 19,4 milhões de unidades colhendo os resultados de um portfólio diversificado de produtos.



Na análise do trimestre a consultora destaca ainda o facto de, nos mercados onde a competição assenta sobretudo no preço, os operadores de menor dimensão terem a vida cada vez mais dificultada.



Para 2006 a Gartner prevê vendas de 986 milhões de unidades móveis. No quarto e ultimo trimestre do ano deverão ser vendidos 281 milhões de telemóveis.



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