As vendas mundiais de telefones com ferramentas GPS integradas vão registar um crescimento de 34 por cento durante este ano. Os dados são da Strategy Analytics que indica que o número de unidades comercializadas deverá passar dos 57 milhões de unidades registados em 2008 para 77 milhões.

Na opinião da consultora, a subida das vendas será incentivada por dois factores. Por um lado, a popularidade, na Europa e Estados Unidos, dos dispositivos de navegação portáteis para automóveis; em segundo lugar a melhoria dos serviços de navegação móvel. "Existe uma presença cada vez mais forte de aplicações de mapeamento entre as fabricantes de smartphones", salientou Neil Mawston, director para a área de dispositivos móveis da Strategy Analytics, citado pela Reuters.

A consultora encara os telemóveis inteligentes como um segmento de alto crescimento que vai continuar a expandir-se, "mesmo durante um momento económico difícil como o actual", garante.

A confirmá-lo, a Nokia anunciou recentemente que espera um crescimento de 50 por cento nas vendas dos modelos equipados com receptores GPS. Embora, estes sistemas ainda sejam utilizados principalmente em terminais móveis topo de gama, a empresa finlandesa e as suas concorrentes pretendem disponibilizar dispositivos para o mercado de massas.