A maior operadora de telefones móveis norte americana pode lançar já na próxima semana a sua rede sem fios de terceira geração, a primeira nos Estados Unidos. A Verizon Wireless que tem como base a tecnologia Code Division Multiple Access (CDMA), fornecido pela Qualcomm, está a proceder à actualização das suas redes com a versão da próxima geração, o standard CDMA 2000 1xRTT, que disponibilizará streaming vídeo e ligação à Internet a alta velocidade.



De acordo com informações veiculadas pela agência de notícias Reuters, a nova versão vai disponibilizar 10 vezes mais a capacidade de voz da rede e as ligações de dados sem fios das redes existentes. Apesar da Verizon não adiantar mais informações, outras operadoras têm vindo a dizer que com a nova tecnologia 3G os consumidores vão usufruir de velocidades na ordem dos 144 kilobits por segundo nos seus telefones móveis.



Segundo o serviço noticioso CNet a Verizon disponibilizará o serviço de terceira geração de Boston à Virginia, incluindo Nova Iorque e Washington, de Silicon Valley até à San Francisco Bay. Depois será a vez da Sprint que planeia seguir o exemplo da Verizon nos próximos meses. Por seu lado a AT&T Wireless apenas prevê a disponibilização dos serviços de 3G para o final do ano, dependendo da disponibilidade ou não de dispositivos preparados.



Quanto aos clientes da Verizon não será necessária a aquisição de novos equipamentos para fazer telefonemas a partir da nova rede, mas irão precisar de novos modelos caso queiram usufruir dos novos serviços, pelo que estão a ser colocados à vendas novos telefones e modems sem fios com capacidade para funcionar na rede de terceira geração.



A Verizon Wireless, apesar de pioneira nos Estados Unidos, foi ultrapassada pela NTT DoCoMo que lançou em Outubro passado o serviço de comunicações móveis de voz e dados sem fios Freedom Of Mobile Multimedia Access (FOMA), considerado como o primeiro serviço de terceira geração a comercializado a nível mundial.



Notícias Relacionadas:

2001-10-29 - 3GPP com novas especificações de telecomunicações de terceira geração móvel

2001-10-01 - NTT DoCoMo inaugura o primeiro serviço 3G

2001-09-10 - Largura de banda será limitada na terceira geração móvel

2001-09-07 - Utilizadores que pensam usar Internet na 3G estão a diminuir

2001-07-20 - Vodafone adia lançamento de terceira geração de telemóveis