O relatório "The Transformational Potential of M-Transactions" elaborado pela Nokia Siemens Network em parceria com a Vodafone, indica que é necessário traçar uma nova estrutura reguladora que promova e transforme as transacções e acessos a serviços financeiros através do telemóvel nos mercados emergentes.




Recorrendo a estudos efectuados por entidades externas às organizações - entre as quais o Banco Mundial, a consultora Frontier Economics e o Groupe d'Economie Mondiale a análise indica que uma reestruturação na regulação traria mudanças significativas não só para a economia dos países em desenvolvimento como a nível da segurança financeira dos milhões de utilizadores que não possuem acesso móvel às suas contas.




O relatório conclui que os serviços financeiros são decisivos para o desenvolvimento económico e essenciais para a redução da taxa de pobreza dos países pelo que os reguladores deverão permitir o alargamento das m-transactions e melhorar o acesso aos sistemas bancários móveis.




Com o acesso a estes serviços mais facilitado será possível fazer pagamentos internacionais de forma mais simples, com menores custos e menores taxas de risco, dizem as empresas responsáveis pela análise.




No entanto, e de acordo com as responsáveis pelo estudo, a regulação bancária existente actualmente é insuficiente e inapropriada para o crescimento das transacções móveis. Tanto a Vodafone como a Nokia Siemens Networks estão a trabalhar junto dos reguladores para assegurar que não serão restringidas experiências comerciais ou limitados os processos a uma escala sub-económica.




Entre as sugestões apresentadas pela análise destaca-se a necessidade de aumentar a capacidade das m-transactions através da entrada de novos operadores deste sector e da criação de regulamentações que impeçam processos de lavagem de dinheiro. A interoperabilidade dos processos de transacções móveis é outro dos pontos a abordar pelos reguladores sendo necessária particular atenção para que a intensidade da competitividade nos novos mercados e a necessidade de inovação nas mesmas regiões não seja prejudicial mas sim benéfica para as economias.




Notícias Relacionadas:

2007-02-13 - Coreia testa serviço de pagamento por telemóvel no final deste ano

2007-02-12 - GSMA e MasterCard experimentam transferências internacionais de dinheiro por telemóvel