A Vodafone e a Optimus pretendem apresentar queixa contra a PT Comunicações junto do Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade (ICAP), e do Instituto do Consumidor, acusada de publicidade enganosa numa campanha iniciada no passado mês de Março onde se compara o custo de chamadas da rede fixa para as três redes móveis nacionais.



A campanha veiculada na televisão, imprensa e rádio diz que a PT baixou os preços das comunicações com destino às redes móveis, acrescentando que com estes preços, ligar de um telefone fixo PT para qualquer número das outras redes, "é mais barato do que ligar do próprio telemóvel".



Segundo a Vodafone, a campanha compara tarifas "em moldes manifestamente enganosos para os consumidores portugueses", refere numa nota de imprensa. "Nesse anúncio são comparados preços de modo algum comparáveis, sempre em benefício da imagem da PT Comunicações, e da própria TMN, e em prejuízo dos restantes operadores móveis, mas muito particularmente da Vodafone", acrescenta.



A nota de imprensa menciona ainda o facto da campanha omitir que o plano da PT Comunicações inclui uma mensalidade fixa no valor de 15 euros. "Isto significa que não é possível a um cliente incorrer unicamente no custo referido no anúncio. No caso dos operadores móveis, os valores apresentados não implicam qualquer encargo adicional para os clientes", explica a Vodafone.



O mesmo facto é referido pela Optimus, no comunicado enviado à imprensa onde mostra intenção idêntica à da Vodafone de apresentar queixa do operador histórico. "Dada a gravidade do caso, a Optimus pretende que as instâncias competentes apliquem as medidas necessárias para cessação imediata da campanha em questão", salienta no mesmo documento.



Notícias Relacionadas:

2005-03-03 - Anacom quer redução de preços nas redes móveis já este mês

2003-09-15 - Vodafone apresenta queixa contra campanha publicitária da PT Comunicações