Madrid, Barcelona, Bilbao, Málaga, Sevilha, Palma de Maiorca e Valência são as cidades escolhidas para o arranque do serviço, que só será lançado no dia 8 de julho pela Orange e 18 de julho pela Yoigo. A Movistar, da Telefonica, ainda não avançou datas para o lançamento da sua oferta 4G.



No arranque o objetivo da empresa liderada pelo português António Coimbra é assegurar uma cobertura de 55% da população destas cidades, com prioridade para os centros urbanos e empresariais. Até final do verão a cobertura nas cidades escolhidas para o lançamento do serviço avança para os 85%.



Num encontro com a imprensa local, a Vodafone garantiu que os clientes podem escolher entre uma gama variada de equipamentos. Em breve da lista fará também parte o iPhone 5, que receberá uma atualização para garantir suporte na rede 4G. Até outubro existirá ainda uma campanha que garante acesso gratuito a serviços de quarta geração.

No Reino Unido a Vodafone mantém em stand-by o lançamento dos serviços de quarta geração e continuará assim até que a Apple avance com o lançamento de uma nova geração do iPhone, garantem fontes não identificadas da empresa em declarações à imprensa britânica.



A versão oficial indica que a empresa tem estado a trabalhar na performance da rede e que aguarda agora por uma janela comercial atrativa para lançar o serviço. A versão não oficial sublinha o facto do iPhone 5 não funcionar nas faixas de frequência detidas pela operadora, o que levará a empresa a atrasar mais um pouco o lançamento.



A primeira rede 4G do Reino Unido foi lançada pela EE em outubro de 2012.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico