Mantendo a promessa feita recentemente, a Vodafone Portugal acabou de confirmar ao TeK que vai lançar comercialmente o serviço WirelessLAN a 1 de Abril, depois de ter mantido o acesso gratuito durante quase 5 meses. A empresa tem vindo a adiar a comercialização deste serviço face à indisponibilidade da TMN e da Optimus de estabelecerem acordos de interligação para que os seus clientes móveis possam aceder à Internet nos hotspots da Vodafone.



A Direcção de Comunicação da Vodafone explicou ao TeK que esses acordos não estão ainda firmados, mas que, tal como o administrador Paulo Rodrigues da silva já tinha garantido a meio do mês de Março, a empresa vai avançar com a comercialização do WirelessLAN. A partir de dia 1 de Abril os clientes da Vodafone vão passar a pagar pela utilização das ligações Wi-Fi, enquanto que os clientes da TMN e da Optimus vão deixar de poder usar o serviço.



Todas as condições já definidas à partida para o Vodafone WirelessLAN se vão manter, desde o pedido de acesso e recepção da password de autenticação por SMS aos preços. Paulo Rodrigues da Silva afirmou recentemente que a empresa não estava a considerar mudar este sistema, mesmo sem obter os acordos com outros operadores, mas que poderiam ser estudadas novas formas de dar acesso aos clientes em locais como Hotéis, por exemplo.



Recorde-se que a Vodafone baseou o sistema de obtenção de uma autenticação para uso do serviço nas mensagens SMS, sendo depois o cliente facturado pela utilização da rede Wi-Fi na factura de telemóvel. Mas, este modelo só funcionará para os clientes da Vodafone se a TMN e a Optimus não estabelecerem um acordo comercial com a empresa, que assim se vê impedida de cobrar aos clientes daquelas duas operadoras - que representam mais de metade dos utilizadores de redes móveis em Portugal.

Notícias Relacionadas:

2004-03-15 - Vodafone adia por mais um mês o inicio comercial do serviço WLAN

2004-03-03 - Rede Wireless da PT já em funcionamento comercial

2004-01-15 - Vodafone prolonga acesso gratuito a hotspots Wi-Fi

2003-10-08 - Vodafone reforça mobilidade de profissionais com estratégia WLAN