(Actualizada) Em linha com o lançamento da nova versão do iPhone, que o TeK já noticiou, a Vodafone Portugal acaba de anunciar que vai disponibilizar o novo telemóvel da Apple ainda em Julho. A Optimus também já confirmou a comercialização, mas não adianta data.

As operadoras não adiantam preços e referem apenas que os planos de preço aplicáveis serão divulgados durante as próximas semanas.

O iPhone 3G S tem algumas melhorias face à versão do iPhone 3G que está actualmente no mercado, nomeadamente a nível da câmara fotográfica e do tratamento de imagens e vídeo, mas também do espaço para armazenamento de dados, que é duplicado para os 16 ou 32 GBytes.

A ligação de dados é também melhorada já que o telemóvel passa a suportar HSDPA a 7,2 Mbps.

A Apple divulgou também ontem o preço de venda a público do iPhone 3G S que custará 199 dólares nos Estados Unidos, com um contrato de dois anos com a AT&T. A empresa reduziu também o preço do iPhone 3G para os 99 dólares.

O TeK tentou saber junto da Vodafone se a operadora irá desde já aplicar esta redução ao iPhone 3G mas não obteve resposta até à hora de publicação desta peça.
Contactámos também a Optimus, mas a empresa também não se pronunciou sobre esta matéria, adiantando apenas que "continuamos a registar uma procura muito elevada para o iPhone e as vendas estão em linha com as nossas expectativas".

A TMN também foi contactada sobre a possibilidade de vir a integrar este equipamento na sua oferta. A resposta da operadora do Grupo PT sublinha a liderança alcançada no segmento de smartphones em Portugal, onde "detém uma quota de mercado, entre operadores de 69%, no primeiro trimestre de 2009, segundo a consultora GFK".

A TMN destaca ainda a sua oferta neste segmento, que incluí modelos de vários fabricantes e o seu próprio bluebelt, o primeiro smartphone de marca TMN em Portugal. A operadora adianta ainda que "atenta ao crescimento e à evolução da oferta de smartphones em Portugal, a TMN continuará a apresentar ao mercado alternativas abrangentes neste segmento".

Nota da Redacção: [17:20] A notícia foi actualizada com informação entretanto fornecida pela Optimus e pela TMN em resposta às questões do TeK.
Foi ainda corrigida a referência ao preço. O novo iPhone 3G S custa 199 dólares mas exige um contrato de 2 anos com a AT&T.