A página de Internet da Vodafone tem exibido nas últimas semanas uma mensagem de "esgotado", para quem tenta adquirir a mais recente versão do iPhone. A ruptura de stock também se verifica nas lojas e de acordo com a porta-voz da operadora justifica-se pela incapacidade da Apple para dar resposta às encomendas realizadas pela empresa. "A Apple não tem conseguido dar resposta aos nossos pedidos", explica.

Sem avançar números, a mesma fonte adianta que a procura pelo iPhone 3G S, lançado pela operadora no final de Julho, excedeu as expectativas. A empresa não se compromete com uma data para retomar as vendas do equipamento, porque garante não estar em condições de afirmar quando receberá smartphones em quantidade suficiente para suprir as necessidades actuais. Prazos e quantidades de entrega têm falhado.

A Vodafone admite que tem clientes em espera com reservas para satisfazer e explica que os próximos equipamentos que receber servirão para dar resposta a esses compromissos e só posteriormente alimentará os canais de venda normais.

A oferta iPhone disponível neste momento na operadora restringe-se ao iPhone 3G de 8 GB, que vai manter-se à venda, mesmo quando estiverem disponíveis os novos modelos, como opção complementar e de entrada de gama, quer no preço do equipamento, quer na memória disponível.



Cristina A. Ferreira