A Vodafone, a T-Mobile, a O2 e a E-Plus demonstraram interesse na união de esforços para que o DVB-H chegue o mais rapidamente possível ao mercado móvel, avança o Telecom Paper. A tecnologia permite a transmissão de televisão e emissões de rádio em dezasseis canais diferentes e será testada por alguns utilizadores seleccionados durante um período experimental que irá coincidir com o início do Campeonato Mundial de Futebol deste ano.

O projecto irá decorrer até ao dia 31 de Agosto em Berlim, Hamburgo e Hannover enquanto que em Munique terminará a 31 de Julho.

As quatro redes móveis planeiam formar um consórcio entre operadores de maneira a assegurar que as frequências transmitidas serão utilizadas de forma eficaz e que o mercado para o DBV-H se expanda rapidamente.

A Vodafone Portugal também se tem posicionado para projectos piloto de DVB-H, já autorizados pela entidade reguladora, que envolvem também a Media Capital e a Nokia. O teste envolve cerca de 500 utilizadores e realiza-se na região de Lisboa.

O grupo SGS, através da Ar Telecom foi o primeiro a obter a autorização regulamentar para testar a tecnologia, tendo obtido resultados positivos durante o período experimental embora não sejam conhecidos desenvolvimentos nesta área.

Notícias Relacionadas:

2006-04-10 - TMN estende oferta de Mobile TV a 21 canais

2005-09-01 - Nokia diz que 41% dos utilizadores estão dispostos a pagar pela TV móvel