A Vodafone, em parceria com a Intel, lançou uma tecnologia designada por OpenRAN, que pretende criar um novo standard no que diz respeito ao design do hardware e software na infraestrutura e antena para o acesso à rede de rádio para dados e chamadas telefónicas. A tecnologia, rotulada como inovadora, permite o acesso aberto a tecnologia de rádio e esteve em testes de laboratório na África do Sul e já foi lançado na Turquia, avança a Reuters.
Segundo a empresa de telecomunicações, o OpenRAN garante serviços 2G e 4G a clientes tanto nas zonas urbanas como rurais, o que permite fazer chamadas e transferir dados a baixo custo. A Vodafone traz agora a tecnologia para a Europa, estreando-se no Reino Unido, pretendendo fazer frente direta aos “três grandes” fornecedores de equipamentos de telecomunicações: a Huawei, Nokia e Ericsson.
Segundo Nick Read, chefe executivo da Vodafone, a tecnologia OpenRAN está pronta para ser lançada na Europa, “e permite-nos chegar a mais pessoas nas comunidades rurais, suportando o nosso objetivo de construir sociedades digitais em que ninguém é deixado para trás”. É referido que as operadoras utilizam kits de pelo menos duas fabricantes nas suas redes, para reduzir dependência de um único fornecedor.
A entrada da Vodafone neste mercado pretende tornar-se uma nova alternativa no fornecimento de equipamento, sobretudo numa altura em que a Huawei apresenta uma posição fragilizada face aos embargos dos Estados Unidos. A Vodafone vai lançar primeiro a OpenRAN em 120 áreas rurais no Reino Unido a partir de hoje, expandindo os testes em Moçambique e o Congo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários