A TMN disponibilizou ainda em setembro na sua rede a tecnologia (Adaptive Multi Rate Wideband - AMR-WB) conhecida por Voz HD. A Vodafone também tem estado a preparar o lançamento da tecnologia e até final do ano garante que tem condições para disponibilizá-la aos seus clientes.



A Voz HD permite um upgrade significativo na qualidade do som de uma chamada, graças à codificação da voz numa banda de frequências mais larga. Isto garante um som com maior nitidez e qualidade, uma funcionalidade especialmente interessante em ambientes com ruído, onde a tecnologia consegue minimizar o som de fundo e tornar mais percetível a voz de quem está a fazer a comunicação.



Para funcionar, requer adaptações ao nível da rede (upgrades de software), mas também equipamentos compatíveis, smartphones com suporte para voz em alta definição, uma característica ainda reservada a equipamentos de gama mais elevada, mas já com alguma presença na oferta dos operadores.



Na oferta da TMN, divulgou já a empresa, são cerca de trinta os equipamentos que suportam a funcionalidade disponibilizada pela operadora em todo o país (continente e ilhas). O iPhone 5 é um dos equipamentos no leque, por exemplo.



Contactada pelo TeK, a Vodafone revela que também tem vindo a testar a Voz HD. Os testes na rede da operadora correram bem e estão finalizados, assegurou fonte oficial. Está tudo a postos para o lançamento do serviço, que acontecerá até final do ano. A Voz HD da Vodafone também chegará a todo o país, ilhas incluídas.



Já a Optimus não tem planos para disponibilizar a funcionalidade e explica que a tecnologia não é uma aposta, por não se antecipar a sua massificação a breve prazo.



"Investimos continuamente na melhoria da nossa rede como um todo e nos serviços que sabemos serem verdadeiramente importantes para a maioria dos nossos clientes", explicou fonte oficial da operadora, acrescentando que não está por isso previsto "o investimento em funcionalidades cuja massificação não esteja prevista a curto prazo ou que apenas estão disponíveis para um número limitado de equipamentos, como é o caso da voz HD".



Na Europa e nos Estados Unidos alguns operadores têm também já disponível a Voz HD que, quando reunidas as condições do lado do equipamento e da rede, fica disponível de forma automática.



A Orange no Reino Unido ou a Sprint nos Estados Unidos são exemplos de operadores que também já asseguram a funcionalidade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira