Fechada mais uma Web Summit, a MEO fez um balanço muito positivo da sua rede e infraestruturas para alimentar o tráfego gerado durante a semana da cimeira tecnológica que decorreu em Lisboa. A operadora fala em recordes que foram batidos desde que acompanha o Web Summit em Portugal, desde 2016.

A operadora diz que a sua infraestrutura conseguiu garantir uma “experiência de excelência a todos os participantes, sobretudo em ano onde também se bateram recordes de assistência: 71.528 participantes de 153 países. A rede suportou empreendedores, investidores, startups e jornalistas, tendo contado com uma “conectividade contínua, fiável e segura ao longo dos quatro dias”.

A MEO diz que a aposta em dotar os espaços do evento com uma infraestrutura tecnológica de última geração resultou nos números que impressionaram a empresa, no que diz respeito a tráfego e conetividade. No total, a operadora processou um volume total de tráfego de dados de 63 TB em todas as suas redes. Esse valor diz refletir o elevado nível de utilização dos participantes, sendo necessária uma rede que suportasse as interações intensivas e em tempo real.

Veja na galeria imagens do Web Summit 2024:

Na análise dos dados da sua rede Wi-Fi, a MEO registou mais de 4 milhões de sessões únicas. Foram também registados mais de 33 mil equipamentos únicos ligados à rede Wi-Fi, destacando-se o alcance e a capacidade da sua infraestrutura em suportar os milhares de utilizadores ligados em simultânea e sem interrupções.

Relativamente à sua rede 5G, a MEO diz que mais de metade (54%) do tráfego processado na rede móvel do Web Summit foi suportado pela tecnologia de nova geração, tendo “oferecido velocidades superiores e latências mínimas”. A empresa diz que esta rede foi essencial para garantir a qualidade nas transmissões em direto, as demonstrações tecnológicas e experiências interativas dependentes de boas ligações. De lembrar que o evento teve transmissão em direto de 15 palcos, incluindo principal.

Para a edição deste ano, a MEO diz que a sua cobertura 5G foi reforçada com equipamentos de última geração, tendo suportado não apenas os milhares de utilizadores, como também a garantia de ter oferecido conetividade com grande qualidade em todo o recinto do evento.

O SAPO TEK acompanhou o Web Summit e pode seguir todas as notícias no dossier especial Web Summit 2024 e partilhar também as suas impressões ou novidades com a redação através do email geral@tek.sapo.pt.