A Comissão Europeia, juntamente com as autoridades de proteção ao consumidor, conduziu uma triagem a 207 websites de venda de produtos de telecomunicações nas áreas de telefone, internet e serviços de vídeo e áudio em streaming. Segundo o relatório, 163 desses sites estão em investigação por eventuais infrações das leis de consumo da União Europeia.

O documento refere que 50% das empresas anunciam pacotes gratuitos ou com desconto nas páginas online, que na verdade não são vendidos de forma isolada, mas sim incluídos em bundles com outros produtos. Já 78,7% dos sites não oferecem o endereço para a plataforma online de resolução de litígios e 40,6% nem sequer refere qualquer descrição para o mesmo.

DECO “ao lado” dos consumidores que estão contra a cobrança de faturas em papel
DECO “ao lado” dos consumidores que estão contra a cobrança de faturas em papel
Ver artigo

Em outras descobertas na investigação, 31,9% dos sites mudam os termos de contrato de forma unilateral, sem informar ou justificar-se aos seus clientes e sem permitir que estes cancelem os acordos. No que diz respeito às compensações ou reembolso de serviços não requisitados pelos clientes, 25,1% das plataformas não apresentam informações sobre como proceder. Por fim, 21,7% dos websites não informam os clientes sobre as renovações automáticas dos contratos.

De notar que, no geral, dos 207 sites verificados apenas 44 (21,3%) passaram no primeiro teste e 163 (79%) estão a ser investigados pelas irregularidades. A Comissão Europeia vai instigar as respetivas autoridades nacionais a notificar as empresas para corrigir os problemas, mas sem adiantar quais as entidades visadas.

Este tipo de triagem aos websites das empresas é uma prática anual da Comissão Europeia, escolhendo um setor diferente, como por exemplo, as companhias aéreas em 2007 ou os serviços de viagens em 2013.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.