A disponibilização de widgets para TV está a criar um novo mercado multimédia, estimando-se que, em 2013, estas aplicações tenham o potencial de gerar mais de 1,7 mil milhões de dólares em receitas anuais.

Um estudo da In-Sat revela que os consumidores querem mais do que estatísticas no seu ecrã de TV, nomeadamente widgets que permitam controlar o ângulo de câmara e seguir todos os movimentos de um jogador de futebol.

O estudo revelou ainda que são os adultos com mais de 40 anos de idade os mais interessados em utilizar este tipo de aplicações, embora as notícias e informação sobre entretenimento sejam procuradas por todos os grupos etários.

Também se verifica um interesse elevado por compras online locais, como pizas ou bilhetes de cinema, e por previsões meteorológicas. Aceder a vídeos do YouTube é um widget favorito do grupo etário entre os 18 e 24 anos.

Estima-se que, em 2013, estas aplicações para TV tenham o potencial de gerar mais de 1,7 mil de milhões de dólares em receitas anuais.

Recorde-se que a ZON disponibilizou recentemente widgets que dão acesso directo a conteúdos e funcionalidades formatadas para o ecrã da televisão. A aplicação ZON Widgets funciona com ligação automática à banda larga, sendo acedida a partir do botão vermelho do controle remoto da set-top box.

Sem deixar de ver-se o programa de TV sintonizado, o novo serviço agrega informação sobre o Mundial - notícias e calendário de jogos -, primeiras páginas de jornais e revistas, destaques da programação, jogos e fotografias do Flickr e Picasa.

A oferta de widgets da Zon deverá crescer em breve, com um serviço de informações sobre a bolsa e acesso directo ao Twitter, anunciou a operadora.