Entre os dias 11 e 14 de Fevereiro, a portuguesa WIT Software vai apresentar no GSMA Mobile World Congress um conjunto de tecnologias inovadoras onde são integrados vários serviços de telefonia móvel, messaging e serviços de comunicação na Internet (MSN, GTalk e Skype) numa aplicação para PC de um operador móvel.




No evento, serão apresentados quatro produtos e dois protótipos que "permitem alavancar as comunicações móveis e a venda de conteúdos através do computador, set top boxes para televisão e em consolas de jogos", explica a empresa em comunicado, referindo que este conjunto de soluções engloba um servidor, um cliente nativo para PC, um cliente baseado num browser de Internet e uma barra de ferramentas para browsers. Na exposição, os dois protótipos estarão disponíveis para demonstração, em ambiente real, para um aparelho de televisão inteligente e para a consola de jogos Nintendo Wii.




Basicamente, os serviços permitem quase que introduzir "um telemóvel no computador", já que os utilizadores podem introduzir do número pessoal móvel em diversos dispositivos, de forma a utiliza-los para fazer chamadas ou enviar mensagens. Em simultâneo têm a capacidade de mobilizar os conteúdos de que gostam na Internet para o telemóvel, quando navegam no PC.




Também será possível enviar mensagens para outros utilizadores, que as podem receber na TV, fazer chamadas de video-conferência da televisão para um telemóvel 3G, ter acesso a todos os serviços de telefonia (voz, voice-mail, VoIP), serviços de SMS e MMS e acesso a IM (MSN, GTalk, Skype).




Em comunicado a empresa indica que esta é uma integração pioneira em todo o mundo que permite realizar, em simultâneo, um conjunto de operações feitas até aqui no PC e outras no telemóvel, todas a partir de uma única aplicação num computador. O objectivo é promover a convergência entre as diversas tecnologias, levando as potencialidades da telefonia móvel aos terminais utilizados diariamente, o que acaba por ser um esforço que não envolve "grandes investimentos por parte dos operadores", frisa Luís Moura e Silva, CEO da Wit Software.




Este conjunto de serviços adiciona aos produtos apresentados no ano passado pela empresa uma série de novas ferramentas concebidas totalmente em Portugal que envolveu dois anos de investigação e desenvolvimento. Depois de efectuados os testes à solução, na Alemanha, as tecnologias já foram lançadas comercialmente para mais de cinco milhões de clientes.



Notícias Relacionadas:

2007-02-16 - Portugueses no 3GSM World - Wit-Software mostra aplicação integrada de serviços móveis