Zeinal Bava, presidente da Comissão Executiva da Portugal Telecom, foi eleito personalidade do ano em 2010 pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI).

O gestor foi escolhido com base no seu contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, "nomeadamente pelo seu empenho na expansão das redes de nova geração", refere a associação no comunicado enviado à imprensa.

Além do galardão concedido a Zeinal Bava, a APDSI atribuiu ainda a distinção "Homenagem a Uma Vida" a Luís Ribeiro, numa consagração a título póstumo.

Licenciado em economia pelo ISEG, tendo também pós-graduações em Estudos Europeus (pela
Universidade Católica) e Jornalismo (em Paris), Luís Ribeiro foi considerado pela APDSI "um agente activo das grandes mudanças operadas em Portugal no domínio da Sociedade da Informação", nomeadamente pelos cargos que ocupou em várias empresas do Grupo PT (Lusomundo, Telepac, TMN, etc.).

Na área das telecomunicações o contributo de Luís Ribeiro não se esgotou na PT, já que foi vice-presidente da antiga Telecel, hoje Vodafone Portugal, presidente da comissão executiva da Optimus (cujo projecto lançou) e membro do conselho consultivo da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

A associação destaca ainda o seu papel na área dos media, já que Luís Ribeiro começou como jornalista de economia na RTP, tendo sido também colaborador do Diário de Notícias e do Expresso, entre outros meios, e presidente do conselho de administração do Público.

A entrega dos galardões está marcada para o próximo dia 17 de Janeiro, no Hotel Sheraton, em Lisboa.

Recorde-se que as distinções atribuídas pela APDSI anualmente contam com o patrocínio da Oracle e com o apoio do semanário Expresso desde 2003.