Por Bruno Figueiredo (*)

Faz este ano 15 anos que decidimos criar uma nova conferência de âmbito internacional que ajudasse a desenvolver a indústria nacional na área do design e tecnologia, a UXLx: User Experience Lisbon. Hoje é a maior conferência europeia de formação nesta área e considerada como uma das melhores a nível mundial. Passado este tempo, é interessante fazer um balanço do qual foi o balanço e qual é o estado actual mercado de UX (User Experience) e das suas disciplinas conexas.

Há 15 anos o termo UX começava a tornar-se padrão para designar os profissionais envolvidos na parte de investigação e design de produtos tecnológicos. Os termos usados anteriormente eram Profissionais de Usabilidade, Arquitectos de Informação e Designers de Interação. Estes termos começaram por ser comuns nos EUA e introduziram-se na Europa através das grandes agências de marketing sediadas em Londres. Na altura, o panorama em Portugal não estava tão desenvolvido e ainda designávamos as pessoas desta área como Web Designers.

O objectivo de criar um evento de âmbito internacional era trazer os oradores de maior calibre internacional ao nosso país, tornando mais económica a formação com estes profissionais de topo; mais de 200 já estiveram presentes no evento. Ao mesmo tempo, queríamos também que a troca de experiências fosse verdadeiramente internacional, reunindo participantes de todo o mundo. Desde então formámos cerca de 7 mil profissionais e todos os anos temos participantes de mais de 40 países diferentes.

Como o principal objectivo era formar, o evento tem uma grande componente de workshops práticos, tendo acolhido já mais de 300 workshops diferentes. O evento são 4 dias e 3 desses são inteiramente dedicados a workshops. Muitas empresas nacionais enviam os seus colaboradores e nota-se hoje um nível de maturidade muito maior nestes profissionais. Hoje em dia já encontramos UX Designers, UX Researchers e UX Writers e líderes designados como DesignOps Manager e Chief Experience Officer. Os currículos universitários são hoje mais maduros e há uma oferta grande de cursos profissionais na área, demonstrando que a aposta na evolução do mercado nacional deu frutos.

Como forma de ajudarmos a comunidade a se desenvolver, mesmo que não venham ao evento, sempre disponibilizámos gratuitamente o acesso aos vídeos gravados no dia de palestras do evento. Hoje já totalizam mais de 100 horas de conteúdos e estão disponíveis no Youtube, Spotify e Apple Podcasts.

Sendo um mercado muito dinâmico, é natural que os temas cobertos variem bastante de ano para ano. Para o futuro queremos continuar a trazer os melhores profissionais para dar a formação mais pertinente para as necessidades actuais do mercado.

(*) Curador da UXLx e Director de User Experience na Xperienz