Depois do desafio para que fizessem o balanço do último ano, apontando os factos positivos mas também os negativos, o TeK convidou as associações do sector a pronunciar-se sobre os desejos para o ano que agora se inicia, e onde o cenário de crise económica tem um peso incontornável.

A opinião de cada uma das associações é publicada em texto separado, mas pode aceder aqui a todos os textos.


  • ANSOL - Um ano em grande para o open source
    Rui Seabra, Vice-Presidente da Direcção da ANSOL, espera naturalmente a continuação do crescimento do Software Livre e das normas abertas e prevê que a Microsoft venha a solicitar a protecção contra credores em 2009.

  • APRITEL - Decisões adequadas e regulador realmente independente
    Com expectativas positivas, a Associação dos Operadores de Telecomunicações coloca a tónica para 2009 nas Redes de Nova Geração e no desejo de um "Regulador realmente independente".

  • APDC - Iniciar um novo ciclo
    O impacto das Redes de Nova Geração no desenvolvimento das comunicações e nas decisões de investimento são centrais no comentário da APDC para 2009.

  • APPU - Mais conhecimento e profissionais de usabilidade
    Num sector ainda bastante desconhecido, Bruno Figueiredo, presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade, deseja para 2009 uma aposta maior das empresas e mais formação de profissionais.

  • Assoft - Tribunal próprio para a pirataria digital
    Muito focado no combate à pirataria, Manuel Cerqueira, presidente da Associação Portuguesa de Software, coloca na sua lista de desejos questões globais e particulares deste combate.

  • ESOP - Agir na regulação do mercado
    Com o mercado de open source em desenvolvimento, Gustavo Homem, presidente da ESOP, dirige os seus desejos a áreas cuja responsabilidade está nas mãos dos reguladores do mercado.

Tire ainda partido do espaço de comentários para apontar os acontecimentos que na sua opinião marcaram este ano de 2008.