Depois do desafio para que fizessem o balanço do último ano, apontando os factos positivos mas também os negativos, o TeK convidou as associações do sector a pronunciar-se sobre os desejos para o ano que agora se inicia, e onde o cenário de crise económica tem um peso incontornável.

A opinião de cada uma das associações é publicada em texto separado, mas pode aceder aqui a todos os textos.


  • ANSOL - Um ano em grande para o open source
    Rui Seabra, Vice-Presidente da Direcção da ANSOL, espera naturalmente a continuação do crescimento do Software Livre e das normas abertas e prevê que a Microsoft venha a solicitar a protecção contra credores em 2009.

  • APRITEL - Decisões adequadas e regulador realmente independente
    Com expectativas positivas, a Associação dos Operadores de Telecomunicações coloca a tónica para 2009 nas Redes de Nova Geração e no desejo de um "Regulador realmente independente".

  • APDC - Iniciar um novo ciclo
    O impacto das Redes de Nova Geração no desenvolvimento das comunicações e nas decisões de investimento são centrais no comentário da APDC para 2009.

  • APPU - Mais conhecimento e profissionais de usabilidade
    Num sector ainda bastante desconhecido, Bruno Figueiredo, presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade, deseja para 2009 uma aposta maior das empresas e mais formação de profissionais.

  • Assoft - Tribunal próprio para a pirataria digital
    Muito focado no combate à pirataria, Manuel Cerqueira, presidente da Associação Portuguesa de Software, coloca na sua lista de desejos questões globais e particulares deste combate.

  • ESOP - Agir na regulação do mercado
    Com o mercado de open source em desenvolvimento, Gustavo Homem, presidente da ESOP, dirige os seus desejos a áreas cuja responsabilidade está nas mãos dos reguladores do mercado.

Tire ainda partido do espaço de comentários para apontar os acontecimentos que na sua opinião marcaram este ano de 2008.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.