Antes do final do ano a Safira lançou um nova oferta na área dos serviços de mobile banking. O TeK falou com Rui Silva, manager da empresa para saber em que consiste a aposta e como vê a empresa a evolução deste mercado e da utilização dos serviços que lhe estão associados pelas empresas.

TeK: A Safira lançou no final do ano uma nova oferta na área do mobile banking. Em que consiste esta oferta?
Rui Silva:
A Safira é uma empresa que possui uma larga experiência na concepção e implementação de portais de Internet banking reconhecidos e premiados internacionalmente. Procurando capitalizar este know-how procuramos transpor os nossos casos de sucesso para as plataformas móveis Mobile Banking, disponibilizando os nossos serviços de auditoria, consultoria e implementação de soluções tecnológicas.

TeK: Que esforço implicou para a empresa o desenvolvimento desta nova oferta?
Rui Silva:
É nossa ideia, desenvolver o "produto" em parceria, preferencialmente com uma ou mais instituições financeiras, pelo que ainda estamos em fase de investigação e conceptualização da solução.

TeK: Pode dar um exemplo de um ou mais projectos em que estejam a trabalhar nesta área?
Rui Silva:
Actualmente não temos nenhum projecto em curso exclusivamente dedicado a Mobile Banking. Temos, sim, vários projectos de Internet Banking a decorrer em instituições de renome na área da banca e serviços financeiros que, devido à sua natureza, estão estritamente ligados com as plataformas móveis.
Por razões de acordos de confidencialidade não podemos revelar quais são os nossos clientes.

TeK: Os serviços de mobile banking são falados há muito mas ainda não são banais. O que explica isso, na sua opinião?
Rui Silva:
Até há relativamente pouco tempo existiam dois factores que, na nossa opinião, têm sido os principais impeditivos da generalização da utilização da Internet em geral e dos portais de Mobile Banking em particular: o elevado custo do acesso à Internet a partir do telemóvel; e a elevada dificuldade técnica de implementação devido à disparidade e falta de funcionalidade dos browsers de Internet dos dispositivos móveis.
Se por um lado temos assistido à queda das tarifas de acesso à Internet por parte dos operadores móveis, do ponto de vista tecnológico, o aparecimento do iphone veio trazer uma "lufada de ar fresco" na facilidade e usabilidade de navegação à Internet a partir dos dispositivos móveis.
Estes dois acontecimentos estão dar uma volta de 180 graus à conjuntura actual, o que nos indica que este é o tempo de avançar.

[caption]Rui Silva, manager da Safira[/caption]

TeK: De acordo com as vossas previsões que tipo de serviço oferecem maior potencial para vingar na área dos pagamentos móveis? O pagamento das compras de supermercado usando o telemóvel é um bom exemplo?
Rui Silva:
Sem dúvida que o pagamento é bastante interessante, mas não só para as compras de supermercado. Existem vários estudos que indicam que em 2012, nos EUA, o telemóvel substituirá a nossa carteira.
As potencialidades desta tecnologia são enormes quando associada, por exemplo, aos códigos de barras.
Com esta junção de tecnologias, o telemóvel poderá, não só substituir a carteira, mas também o seu passe social, bilhetes de eventos e espectáculos, etc.

TeK: A oferta de serviços para mobile banking da Safira está inserida na área de serviços financeiros que representa mais de metade do vosso volume de negócios. Que outros serviços são fortes dentro dessa área de negócio?

Rui Silva:
A Safira é uma empresa reconhecida no mercado principalmente pelo desenvolvimento de canais e plataformas Web, no entanto possuímos fortes valências nas áreas de workflows, documentação e optimização de processos, gestão documental, gestão de sistemas transaccionais, entre outros.
Recentemente fomos a primeira empresa nacional a formar parceria estratégica com a FICO que é líder na tecnologia de análise de tendências e suporte à decisão. Com esta parceria esperamos alavancar as competências da SAFIRA para melhor endereçar as pressões normais a que as organizações estão normalmente sujeitas: redução de custos operacionais e redução dos valores de investimento, maximizando os resultados.
Estes desafios serão endereçados com o auxílio mas mais avançadas ferramentas de suporte de análise e suporte à decisão que foram desenhadas para melhorar a detecção de fraude, marketing e gestão de risco.

Cristina A. Ferreira