Numa altura em que optimizar recursos e reduzir custos são palavras de ordem, muitos departamentos de TI continuam sem saber quantos dispositivos de cópia e impressão têm nas suas empresas.

Este é um dos aspectos apontados por José Correia, director-geral da área de IPG da HP Portugal numa entrevista ao TeK sobre as novas soluções da gigante da informática para a gestão de ambientes empresariais de impressão.

TeK: Quais são as novas soluções que a HP tem para gerir ambientes de impressão nas empresas?

José Correia:
As novas soluções as quais designamos como "HP MPS Smart Decision Suite", consistem principalmente em ferramentas com a capacidade de fornecer aos nossos clientes, informação preciosa sobre os comportamentos de impressão dos seus utilizadores, o que permite identificar e resolver possíveis limitações nas redes ou frotas de impressão, colaborando para uma maior eficiência e produtividade nas suas empresas.

TeK: De que forma é que estas soluções podem ajudar as empresas a ter um maior conhecimento sobre as suas necessidades de impressão, optimizando os custos e a produtividade?

[caption]José Correia[/caption]
J.C.:
O HP MPS Smart Decision Suite integra capacidades de front-end com uma infraestructura de serviços de back-end, possibilitando informação em tempo real sobre o ambiente de impressão de uma empresa. Esta capacidade é extremamente útil para um gestor de sistemas poder ter uma visão estratégica sobre a sua frota de impressão. Ter a possibilidade de poder "olhar" para um dispositivo e resolver um problema de ineficiência em tempo real, beneficia o exercício de optimização de um parque de impressão, o que naturalmente se traduz numa maior eficiência e poupança de custos.

TeK: Quais as poupanças que podem ser obtidas com estas aplicações? Já têm casos práticos?

J.C.:
A optimização de custos pode variar entre10 a 30% consoante o estado de optimização da frota de impressão.

TeK: Pela vossa experiência o parque de impressão continua a ser um "parente pobre" nas Tis das empresas, com equipamentos desactualizados, dispersos e muitas vezes com uma gestão pouco eficiente?

J.C.:
Nos últimos anos têm-se verificado grandes evoluções neste domínio, mas reconheço que muitos departamentos de TI continuam sem saber quantos dispositivos de cópia e impressão têm nas suas empresas, principalmente devido a existência de tomadas de decisão de compra de equipamentos desalinhadas e fragmentadas de uma visão de negócio mais estratégica e abrangente. Alguns estudos indicam que 90% de todas as empresas no mundo persistem em não controlar os seus custos de impressão.

TeK: Qual é o peso que os custos de impressão têm em média nas empresas? Algumas análises referem seis por cento das receitas…

J.C.:
Correcto, temos dados que indicam que os custos de impressão podem em média, representar seis por cento da facturação de uma empresa. Neste sentido, optimizar a eficiência e produtividade associadas ao parque de cópia e impressão devia fazer parte das prioridades de gestão de todas as organizações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.