Foi hoje anunciado o casamento entre uma agência de comunicação e imagem (Purple) e uma agência de webdesign e Internet marketing (Daydream), que também representa uma fusão entre um universo de negócio mais tradicional e outro, todo ele orientado para o contexto digital.
Falámos com Chris Masters, director da nova estrutura com 25 colaboradores, 70 clientes e baterias apontadas para o mercado internacional, para conhecer a sua visão sobre a importância que a Internet já assume de facto quando uma empresa pensa em comunicar os seus produtos e a sua imagem ao mercado e aos potenciais clientes.
[caption][/caption]
Tek: Que razões ditaram a fusão que anunciam esta semana entre a Daydream e a Purple?
Chris Masters:
Há 4 factores centrais que levaram à fusão da Purple Daydream: o cross-selling, o new business, a credibilidade, o crescimento e rentabilidade.
Passo a explicar:
1ª Sinergia de operações junto da nossa carteira de clientes, através de um serviço completo e integrado (cross-selling)
2ª Reforço da presença no mercado nacional, procurando novos e melhores clientes (new business)
3ª Garantir uma maior presença geográfica, nomeadamente, em Lisboa, Porto e Algarve (credibilidade)
4ª Reforçar o processo de internacionalização (crescimento e rentabilidade)
TeK: Juntar competências mais tradicionais com um portfólio de serviços vocacionado para o mundo digital é uma vantagem clara da fusão. Isto garante a vossa diferenciação face à concorrência ou estão a seguir uma tendência que o mercado começa a revelar?
C.M.: Sem dúvida que sim. Mas na nossa opinião, o que realmente nos diferencia é que a Purple Daydream é o resultado de duas empresas altamente especializadas nas suas áreas, pelo que o conjugar desta experiência acumulada traz mais-valias significativas para os nossos Clientes.
TeK: Da parte dos clientes, a Internet é uma aposta crescente de forma consciente ou diria que ainda há uma tendência para investir, seja na presença ou na promoção online porque é preciso?
C.M.: Diria que sim, em ambos os casos. Por um lado, é uma aposta cada vez mais consciente e estratégica, muito além de uma mera 'presença', especialmente no actual ambiente económico em que se vive. Por outro, é de facto cada vez mais necessário uma presença web eficaz e com qualidade. Isso não é só uma tendência - é uma certeza futura.
TeK: A publicidade na Internet tem ganho espaço face à publicidade em meios tradicionais, assim como a relevância que as empresas e as marcas parecem dar à sua presença online. Em tempo de crise e sendo este um canal com custos mais baixos, acreditam que tenderá a ser cada vez mais valorizado pelas empresas com menos tradição de investimento na Internet?
C.M.: Uma das nossas áreas que tem mostrado mais crescimento é precisamente a área de Internet Marketing, o que para nós significa SEO, PPC/CPC, publicidade em banners, direct emailing, buzz marketing (sites sociais, portais etc.) e traffic driving.
Para a Purple Daydream é um factor indiscutível que este período de 'crise' (uma palavra que não gostamos de usar…só há 'crise' para quem quer 'crise') vai fazer com que as marcas e as empresas analisem as suas estratégias de comunicação com um 'olho no bolso'. Mas não é só a crise… a área de Internet marketing teria crescido sozinha, porque cada vez mais as empresas e marcas procuram meios de comunicação mais 'cost-effective' e mensuráveis. Não há nenhum meio economicamente mais eficaz que a Internet.
No mercado inglês, no qual trabalhamos há 7 anos com várias marcas internacionais (BlackBerry e Bang&Olufsen, entre outros), já há algum tempo estão a dar muito mais valor à vertente de Internet Marketing.
Em Portugal temos também notado esta tendência há mais ou menos dois ou três anos, principalmente, no início, com clientes do mercado turístico e imobiliário, e mais recentemente, as marcas de grande consumo têm estado muito abertas às nossas ideias e sugestões nesta área… o que é um excelente sinal.
TeK: Como vêem a evolução do mercado em termos de tendências. Os budgets para uma presença/comunicação online tendem a aumentar significativamente ou por muitos e bons anos os meios tradicionais manterão um peso forte e preponderante?
C.M.: Como já referimos, temos a certeza que os budgets cada vez mais vão ter uma percentagem crescente disponível para o marketing online. Não há dúvidas.
Mas isso não quer dizer que os outros meios vão perder importância. O que é certo é que uma campanha publicitária eficaz precisa de conseguir um equilíbrio entre todos os meios e basear as opções no melhor ROI (return on investment).
Isso significa que, para criar campanhas verdadeiramente eficazes, os meios tradicionais vão-se 'misturar' cada vez mais com os meios disponíveis on-line, com os sites e micro-sites/landing pads como suporte central, conseguindo assim uma cobertura mais alargada com menos investimento e um melhor ROI.
No fundo esta tendência é precisamente uma das razões para a fusão da Purple Daydream.
Cristina A. Ferreira
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Skyrider X1 é um motociclo anfíbio que se desloca na terra, água e ar -
App do dia
Blade of God X: Orisols inspira-se na mitologia nórdica num formato RPG com ambiente sombrio -
Site do dia
Cornuvotia: uma plataforma para escrever histórias com amigos ou desconhecidos -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários