Por Mayur Kamat (*)
Quando olhamos para trás, para o dia 22 de maio de 2010, há mais neste fatídico dia do que apenas pizza. Nos anos que se seguiram, o Bitcoin Pizza Day ofereceu uma forma festiva de celebrar a primeira transação de criptomoedas para um produto do mundo real. Sem dúvida que isso gera grandes manchetes e celebrações temáticas, mas também temos uma mensagem mais profunda para desvendar.
Então, o que aconteceu exatamente? Naquele sábado de 2010, Laszlo Hanyecz, um desenvolvedor de Bitcoin, fez história ao comprar duas ‘large pizzas’ por 10.000 BTC. A transação foi facilitada através do fórum Bitcointalk com um post que dizia o seguinte:
Na altura, a Bitcoin era um projeto de nicho com uma pequena comunidade. Provavelmente, nenhum dos grandes comerciantes tinha sequer ouvido falar da criptomoeda, quanto mais aceitá-la como forma de pagamento. Avançando rapidamente para 2023, a compra original de Hanyecz, no valor de cerca de 41 dólares, equivale agora a cerca de 282 milhões de dólares.
No entanto, este número impressionante rouba muitas vezes o protagonismo da história. Todos nós podemos imaginar o sentimento e simpatizar com a perda potencial, mas devemos lembrar que este foi um dia monumental para pagamentos de criptomoeda. O objetivo de Lazlo de “receber comida em troca de bitcoins” foi o primeiro passo de um longo caminho que agora vê comerciantes e fornecedores de pagamentos a aceitarem criptomoedas em todo o mundo.
Preparar o terreno para pagamentos globais
Hoje, vejo que muitos serviços e produtos de pagamentos que oferecemos hoje derivam desse momento crucial em 2010. O Bitcoin Pizza Day é, portanto, um momento para eu refletir sobre o quão longe chegamos e olhar para o futuro da indústria.
Ao longo da última década, passámos de simples transferências em fóruns para cartões, terminais e soluções de pagamento alimentados por criptomoedas. De acordo com a pesquisa da Deloitte research, quase três quartos das empresas de consumo dos EUA planeiam aceitar pagamentos com criptomoedas até ao final de 2023, com 87% a concordar que isso lhes dará uma vantagem competitiva. Trata-se de uma conclusão significativa que demonstra a rapidez da adoção dos criptopagamentos.
Os países em desenvolvimento também aproveitaram o poder dos pagamentos cripto a um ritmo acelerado. As opções P2P e os pagamentos móveis com criptomoedas têm-se revelado extremamente populares. Países como a Nigéria e o Quénia chegaram mesmo a "saltar" as transferências bancárias tradicionais e os modelos de pagamento digital, como mostra uma investigação da Chainalysis.
Este enorme crescimento não se deve apenas à crescente adoção global das criptomoedas; está também fortemente dependente da inovação e da melhoria da tecnologia blockchain. O envio de um pagamento em criptomoedas já não é tão técnico ou complicado para os recém-chegados como era no tempo de Laszlo. Agora é possível fazê-lo com apenas alguns cliques.
A inovação que fomenta o crescimento
Muita coisa mudou no espaço cripto desde 2010. O lançamento do Ethereum em 2015 trouxe contratos inteligentes e melhores capacidades de codificação para os programadores. Atualmente, os contratos inteligentes baseados em blockchain permitem às empresas automatizar inúmeros processos complexos de forma rápida e segura. Os pagamentos também fazem, naturalmente, parte deste processo.
Novos protocolos e blockchains permitem velocidades de transação mais rápidas e uma melhor escalabilidade para lidar com milhares de transações por segundo. Isto permite que projetos maiores, como redes de pagamento globais, sejam construídos na blockchain. O Bitcoin sempre teve dificuldades em competir com as velocidades de transação dos principais fornecedores de cartões. Mas agora, a diferença é menor com a Lightning Network e as blockchains mais recentes.
Dispomos agora de medidas de segurança mais fortes do que nunca para proteger os utilizadores de hackers ou agentes maliciosos. A ‘stack’ de pagamentos ‘end-to-end’, desde rampas de entrada/saída de moeda fiduciária, ‘exchanges’ de criptomoedas, carteiras e intermediários de pagamentos, aumentou os níveis de segurança, incluindo a utilização de blockchains para facilitar parte ou a totalidade das transações.
Todos estes avanços tecnológicos ajudaram-nos a dar um enorme salto em apenas 13 anos. Para comprar piza com criptomoedas, já não precisa de postar no Bitcointalk.org!
Mais empresas do que nunca estão a integrar a blockchain nos seus modelos de negócio, impulsionando a inovação e o crescimento. Os governos e os reguladores de todo o mundo também estão a reconhecer o potencial das criptomoedas e as tecnologias subjacentes.
É notável considerar o quão longe chegámos desde 2010 – de uma experiência obscura conduzida por alguns indivíduos com conhecimentos tecnológicos a uma indústria atualmente avaliada em centenas de milhares de milhões de dólares.
Não há melhor dia para se sentar e refletir do que numa data como o Bitcoin Pizza Day. Assim, enquanto alguns ficam estupefactos com o preço pago pelas pizzas, nós olhamos para ele como o início de algo importante. Quando olhamos para o futuro, podemos estar mais entusiasmados do que nunca com o que os próximos 13 anos nos podem reservar. O potencial da tecnologia blockchain e dos ativos digitais para criar um sistema financeiro mais inclusivo só irá crescer. Irá capacitar indivíduos e empresas mais do que nunca.
Por isso, vamos continuar a celebrar juntos o Bitcoin Pizza Day, não só pelas memórias, mas também como um lembrete do incrível potencial das criptomoedas e da nossa responsabilidade de moldar o seu futuro.
(*) Head of Product da Binance
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários