Por Fernando Reino da Costa (*)
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(*) Enterprise Services Director da Unisys
Os centros de competência têm vindo a ganhar crescente notoriedade e relevância em Portugal e constituem um importante ativo a ter em consideração como fator de competitividade das empresas nacionais e como forte alavanca na exportação de serviços no sector das TICs, contribuindo para o crescimento da economia nacional.
Neste contexto a Unisys anunciou a formalização do seu Microsoft Competence Centre em Portugal, o qual visa a implementação de soluções de negócio na tecnologia Microsoft. Este novo Centro de Competências conta com um total de, aproximadamente, 100 profissionais fortemente qualificados e aptos a responder aos mais exigentes desafios de negócio que se colocam às organizações públicas e privadas.
Esta aposta estratégica feita no nosso país é um claro reconhecimento pela empresa da capacidade dos profissionais que nele trabalham, bem como do enquadramento positivo do sector das TIC no nosso país, com inúmeras empresas com fortes competências a trabalhar no mercado nacional e Universidades com reconhecida qualidade.
No âmbito das iniciativas do Unisys Microsoft Competence Centre, foram já desenvolvidos projetos em gestão e aprovisionamento de dispositivos (Mobile Enterprise), consultoria tecnológica e implementação de ambientes de trabalho (Workplace as a Service), implementadas e migradas plataformas de portais, gestão documental, CRM, Business Intelligence e realizados projetos de offload de mainframes, entre outras referências em clientes nacionais e internacionais.
Esperamos, ao longo do tempo, manter o foco na melhoria contínua do centro e da sua capacidade de execução, porque o sucesso e a qualidade dos projetos que conduziram à criação deste Centro de Competências não assegura o sucesso no futuro. Porque, para qualquer centro de competências que opere em situações semelhantes, é fundamental manter um foco muito forte na formação e qualificação das equipas e dos processos, para conseguir competir num mercado global e diferenciar-se pelo know-how, inovação e qualidade dos serviços e soluções que presta, em detrimento do seu custo financeiro.
Na sua génese, os centros de competência têm como principal objetivo o de agregar o conhecimento técnico necessário para proporcionar suporte a projetos ou a programas, funcionando como um repositório de conhecimentos e de recursos para diversas áreas de negócio. Desta forma, estes centros permitem fixar no país quadros, habitualmente com elevadas qualificações, que de outra forma facilmente poderiam selecionar outros países para se estabelecerem.
Um outro importante efeito da criação dos centros de competência prende-se com o seu relevante efeito multiplicador, dado que, para funcionar, requerem um ecossistema de empresas a estes associados que os apoia e ao qual requerem serviços. Adicionalmente, e porque funcionam para o mercado internacional, estes centros não estão limitados no seu crescimento ao mercado nacional, tendo habitualmente um âmbito geográfico bastante mais amplo.
Estas organizações vivem e crescem ao ritmo das necessidades de negócio que servem, e a sua credibilidade e potencial de crescimento dependem da capacidade de responderem de forma efetiva às necessidades dos seus clientes. Ou seja, estes centros são solicitados com base na sua capacidade de entrega e sucesso obtido no mercado. Também neste aspeto, em particular, o crescente número de centros existentes em Portugal é um claro reconhecimento da capacidade e qualidade das equipas nacionais.
Um outro fator a ter em consideração e, por vezes, menos referido neste âmbito, é o potencial que estes encerram, no apoio à competitividade das organizações nacionais, mais diretamente impactadas pela presença destes centros. Esse potencial decorre da possibilidade que estas têm de aceder, de forma rápida e simples, ao conhecimento acumulado das melhores implementações tecnológicas a nível mundial, algo que o Competence Centre da Unisys permite.
E este é, também, um objetivo claro para a Unisys, contribuir desta forma para um reforço das competências tecnológicas dos profissionais nacionais e, em consequência, da capacidade das empresas nacionais para melhorarem os seus sistemas de informação e competirem, de forma mais efetiva, nos mercados em que operam. Porque, para além das implementações tecnológicas, o Microsoft Competence Centre da Unisys ajudará a fixar recursos que podem contribuir para a alavancagem da nossa economia em múltiplos sectores. A tecnologia é um fator transversal à economia e beneficia potencialmente todos, não se fixa apenas num setor de atividade.
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