Por José Oliveira (*)

As organizações, e especificamente os departamentos financeiros, sentem de forma impactante a realidade da evolução tecnológica e o crescimento exponencial do volume de dados e, nesse sentido, têm necessidade de se reinventarem e se adaptarem a este paradigma, de forma a conseguirem responder a um mercado cada vez mais competitivo.

A adoção de soluções de Data Analytics e de Inteligência Artificial permitem melhorar a performance das organizações, pois proporcionam insights em tempo real e originam melhores tomadas de decisão, agilização de processos operacionais, otimização dos processos analíticos, redução de custos, antecipação das tendências de mercado, entre outros tantos benefícios.

A maior preocupação das empresas é garantir a rentabilidade e a competitividade. Neste sentido, as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial ajudam os diretores financeiros e CFO’s a concretizarem as metas estratégicas definidas e a terem uma maior assertividade nas decisões, através de uma análise de dados financeiros relevantes que permitem que se mantenha o foco permanente na obtenção do lucro da empresa.

Os departamentos financeiros conseguem assim visualizar os seus principais indicadores, como os gastos, custos, as vendas por produto ou região, previsões de venda, riscos, a análise de rentabilidade ou identificar soluções anómalas que necessitem de medidas imediatas. Medir o desempenho da organização é fundamental para saber a sua saúde financeira e tomar as melhores decisões para o negócio.

Ter acesso a uma análise eficaz de grandes volumes de dados, dá ao CFO e ao diretor financeiro um papel mais relevante e versátil na estratégia da empresa, pois conseguem obter um conhecimento mais abrangente de todas as áreas de negócio, assim como um maior conhecimento das mudanças do mercado e da concorrência, além da obtenção de uma visão a 360 graus de toda a organização.

Na verdade, o departamento financeiro é um excelente exemplo da revolução que se vive na forma como trabalhamos. Aqui, a atividade vai desde a otimização e automatização de processos, a um controlo prático e imediato dos indicadores financeiros da organização, às análises de risco e simulações de cenários realistas e adaptados à realidade da organização e do mercado, ou a um controlo rigoroso e pormenorizado da gestão orçamental.

Neste âmbito, os dashboards, intuitivos e ágeis, facilitam a compreensão e o acesso a informações cruciais de forma simples e em tempo real. Os dashboards são como a “joia da coroa” de um projeto de Data Analytics, pois é através dos mesmos que o enorme volume de informação é apresentada ao utilizador em forma de conhecimento, e, que por sua vez ajuda à tomada de decisões certas, no momento certo.

Assim, para que o departamento financeiro tenha uma visão atualizada, completa e precisa dos dados financeiros da empresa, é imprescindível que seja utilizada uma plataforma rápida, transparente e ágil. É esta solução que irá fazer a diferença em cada organização, e ajudá-la a preparar-se da melhor forma para os desafios do dia a dia.

De salientar ainda que a extração da informação necessária pode ser automatizada, criando processos mais rápidos, eficazes e evitando erros.

Avaliar os resultados da sua empresa diariamente, fazer estimativas, apurar ganhos e saber com precisão as despesas permite-lhe tomar decisões mais inteligentes e planear investimentos de forma eficaz. Diferencie-se da concorrência, faça investimentos com segurança e mantenha a saúde financeira da sua organização.

(*) CEO da BI4ALL

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.