Por José Oliveira (*)
Atualmente, e ao contrário do que acontecia há uns anos, o processo analítico é muito mais ágil, extremamente rápido e feito em tempo real trazendo vantagens imediatas para a organização e para o negócio. Nunca, como hoje, foi possível às seguradoras capitalizarem a informação que dispõem para compreender, de forma abrangente, os mercados, os clientes, os produtos, os canais de distribuição, a regulamentação e a concorrência.
O setor dos seguros, assim como outros, trabalha com grandes volumes de dados, muitos deles sensíveis e complexos. Os dados disponíveis são oriundos de diferentes fontes, o que coloca desafios de diversas ordens, desde regulatórios e de conformidade, a reformas estruturais em relação a coberturas e financiamento, crescentes expectativas por parte dos clientes na relação comercial e claro novos modelos de negócio. Para que seja possível responder a todos estes desafios, é fundamental ter soluções tecnológicas adequadas para uma gestão rápida e eficiente dos dados, proporcionando a informação de negócio essencial para a operação e mantendo a segurança e confiança dos seus clientes, parceiros e reguladores.
Para as seguradoras, as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial são essenciais e permitem ter uma visão a 360 graus do negócio. Com as constantes pressões comerciais a que as empresas do setor estão sujeitas e os novos modelos de negócio, exige-se hoje respostas rápidas e precisas, e num mercado cada vez mais exigente, as soluções tecnológicas trazem agilidade, disrupção e inteligência, aumentando desta forma a eficiência e reduzindo os custos, passando assim a disponibilizar reports e dashboards atualizados e fiáveis, que auxiliam na tomada de decisões.
Para além disto, um dos maiores problemas que as seguradoras enfrentam é a fraude. Com a implementação de soluções tecnológicas de Analytics é possível analisar e interpretar todas as informações, o que facilita a identificação de inconsistências e incidentes fraudulentos de forma mais rápida e precisa. Isto permite respostas mais eficientes com custos mais reduzidos, enquanto oferece um serviço de excelência junto dos clientes.
A adoção destas soluções por parte das seguradoras é também um excelente aliado na relação com os clientes, sendo, desta forma, possível apresentar preços de seguros personalizados de acordo com o comportamento e o histórico dos segurados. Ao direcionar a oferta, consegue garantir uma maior fidelização, retenção e satisfação dos clientes. Analisando os dados históricos, e através de análises preditivas corretas, é possível identificar a probabilidade de resultados futuros e descobrir novas oportunidades de negócio. Por fim, ao minimizar o risco e aumentar as oportunidades de interação com os segurados, consegue aumentar a notoriedade da marca, fomentar a fidelidade e aumentar as vendas.
“Como consigo melhorar a eficiência da minha organização? Como a posso tornar mais competitiva de modo a vencer a minha concorrência? Como posso chegar junto dos meus clientes? Como consigo evitar situações fraudulentas?” - questões como estas fazem parte do dia a dia dos decisores do setor e poderão ser respondidas através de soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial.
Com uma cultura mais analítica, consegue otimizar os processos, ganhar eficiência e ter uma visão completa de toda a organização e assim acompanhar o desempenho, tomar melhores decisões e ajustar estratégias com foco num aumento da rentabilidade da organização e na conquista de quota de mercado.
(*) CEO da BI4ALL
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