Por Nuno Figueiredo (*)

Ao longo dos últimos anos, os dados têm se tornado cada vez mais essenciais no desenvolvimento do negócio das empresas e, desta forma é urgente que o mundo organizacional analise e lhes dê sentido, de modo a encontrar relevância no ruído que é criado por diversos sistemas e tecnologias. Perante este contexto, os dados ocupam o centro do palco, sendo que por si próprios, são inúteis – é necessário definir uma estratégia eficaz e um modelo de gestão de dados para aproveitar todas as formas de uso prático e eficiente de dados em cadeias de suprimentos, redes de funcionários, ecossistemas de clientes e parceiros, logística empresarial, entre outros.

Contudo, apesar dos dados não serem um tema que surgiu agora, ainda existem muitas organizações que não os reconhecem enquanto ferramenta essencial para o seu desenvolvimento e que dão suporte à produtividade, eficiência e tomada de decisões. Neste sentido, criar uma estratégia de gestão de dados sólida e um sistema de gestão moderno são fundamentais para todas as empresas – independentemente do tamanho ou setor.

O processo de gestão de dados proporciona inúmeras vantagens para uma organização, uma vez que inclui uma ampla gama de tarefas e procedimentos, como:

  • Recolher, processar, validar e armazenar dados
  • Integrar diferentes tipos de dados de fontes distintas, incluindo dados estruturados e não estruturados
  • Garantir alta disponibilidade de dados e recuperação em caso de perda de informação
  • Administrar como os dados são usados e visualizados por pessoas e aplicativos
  • Proteger os dados e garantir a sua privacidade

Mas, porque é que a gestão de dados é tão importante?

Cada aplicação, solução analítica e algoritmo usado num negócio depende de um acesso contínuo aos dados. Na sua essência, um sistema de gestão de dados ajuda a garantir que estes estejam seguros, disponíveis e precisos.

Muitos podem ser opressivos – e inúteis – se a sua gestão não for adequada. Mas, com as ferramentas certas, o Big Data pode ser aproveitado para capacitar as empresas com insights mais profundos e previsões mais precisas. Pode dar-lhes uma melhor compreensão daquilo que os clientes desejam e ajudá-las a oferecer experiências diferenciadoras aos mesmos, com base nos dados fornecidos. Pode também impulsionar novos modelos de negócios sustentados em dados – como ofertas de serviços baseadas em Internet das Coisas (IoT) em tempo real e dados de sensores – que não seriam evidentes ou óbvios sem a capacidade de analisar e interpretar Big Data.

Não é segredo que as organizações orientadas por dados têm uma grande vantagem competitiva. Com ferramentas avançadas, estas conseguem fazer uma gestão mais eficiente das diferentes fontes e tipos de dados, estruturados e não estruturados, em tempo real – incluindo dados de dispositivos IoT, arquivos de vídeo e áudio, dados de fluxo de cliques da Internet e comentários de redes sociais – abrindo mais oportunidades para os monetizar e usá-los como um ativo.

O dia-a-dia empresarial é marcado por ponderações e escolhas, sendo que aqui se destacam os softwares de Análise de Dados em tempo real como ferramenta que auxilia os gestores e lhes dá uma visão ampla dos insights de todas as áreas de negócio da empresa, garantindo ainda uma perspetiva real e lógica sobre os seus clientes e também sobre a área comercial, que permitirão uma melhor tomada de decisão.

Assim, identificamos 6 vantagens de utilizar um software de análise de dados em tempo real

  • Dados Centralizados - Possibilidade de visualizar, em tempo real, através de dashboards interativos, os KPI’s da sua empresa;
  • Visão completa sobre o cliente - Com a análise em tempo real é possível perceber de imediato qual o meio preferido pelo cliente, qual a necessidade que tem e os problemas que apresenta. Esta informação garante um serviço mais personalizado e de acordo com aquilo que o cliente realmente necessita;
  • Insights em tempo real - A tecnologia de Machine Learning destaca os principais business-drivers e insights, para que possa tomar decisões rapidamente;
  • Combinação de múltiplas fontes de dados e conteúdos - A utilização de um sistema de análise de dados em tempo real possibilita agregar num só sistema toda a informação relativa à empresa;
  • Planeamento integrado - Através da Análise de Dados poderá planear e melhorar os fluxos de trabalho da sua empresa
  • Resultados Interativos - Faça simulações em tempo real, através de uma visão de 360° da sua empresa.

Na prática, a utilização de um software de Análise de Dados permite não só fazer um diagnóstico sobre a situação atual da empresa, como fazer previsões de cenários futuros.

Os negócios acontecem no imediato, a um ritmo bastante acelerado e, neste sentido, é imperativo que cada organização saiba tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio de modo a que não se perca tempo e, consequentemente, oportunidades.

É agora ou nunca!

(*) Board Member da Abaco Consulting

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.