Por Carlos Jesus (*)

O setor das telecomunicações está pronto para aproveitar todo o potencial da IA para revolucionar a forma como as empresas e organizações funcionam e reforçar o papel de liderança que desde sempre ocupa no contexto da aceleração e da concretização da transformação digital, impulsionando-a ainda mais. A convergência da abundância de dados, o aumento do poder computacional e as arquiteturas de computação avançadas, colocou a inteligência artificial (IA) no cerne da vanguarda da inovação, transformando diversas áreas – desde os serviços de rede, à cloud, à IoT e à experiência do cliente.

A conectividade continua a ser a espinha dorsal de inúmeras indústrias e empresas na era digital de rápida evolução que estamos a viver. A procura crescente por redes de comunicações sem falhas tornou-se um imperativo, patente na necessidade crescente de ligações fiáveis e eficazes. Este aumento da procura abriu caminho para a ascensão da Inteligência Artificial (IA).

Os fornecedores de telecomunicações estão a despertar para o poder transformador da IA, reconhecendo todo o seu potencial enquanto catalisador de uma profunda revolução. O setor, com as suas vastas infraestruturas de rede, os imensos repositórios de dados e a sua missão de ligar empresas e organizações em todo o mundo, pode colher benefícios muito significativos ao integrar a IA. Ao fazerem-no, as empresas da nossa indústria abrem um universo de novas oportunidades e, simultaneamente, impulsionam profundas transformações nas suas operações e estruturas organizacionais, otimizando o desempenho das redes, melhorando a qualidade dos serviços, simplificando processos e oferecendo experiências personalizadas aos seus clientes.

Além disso, a automação baseada em IA contribui para melhorar de forma significativa os níveis de eficiência, reduzindo custos e permitindo que as operadoras disponibilizem um novo leque de serviços digitais inovadores, além das suas ofertas tradicionais de conectividade. Atualmente, as empresas de telecomunicações estão a usar a IA para melhorar as suas operações em diversas áreas. Por exemplo, a gestão das redes alimentada por IA permite a manutenção preditiva, a alocação inteligente dos recursos e a otimização dinâmica das redes. Por seu turno, os algoritmos de IA proporcionam a análise dos dados em tempo real, tornando as operações das redes mais eficientes e responsivas.

A IA está também a revolucionar as experiências do cliente ao personalizar os serviços, antecipar as suas necessidades e ao permitir a resolução proativa dos problemas. Os operadores, capacitados por inteligência artificial, assistentes virtuais e chatbots fornecem suporte contínuo, melhoram as opções dos serviços self-service e dão respostas instantâneas aos pedidos dos clientes, modificando profundamente toda a experiência do atendimento.

A sinergia entre as redes 5G, a Internet das Coisas (IoT) e o crescimento exponencial do Big Data incentivou os fornecedores de serviços de rede a transformarem a IA numa das suas principais prioridades. À medida que as empresas e as organizações estão cada vez mais interligadas com o mundo digital, o conceito de AIoT, ganha um novo protagonismo numa nova era onde as infraestruturas de rede não estão apenas interligadas, mas são igualmente, e além disso, inteligentes, flexíveis e preditivas.

Os avanços contínuos e a evolução da adoção da IA revelam um cenário em constante expansão dos casos de uso e das áreas de aplicação que são muito valiosos para os fornecedores de rede. À medida que esta área continua a crescer, a capacidade de identificar e capitalizar estas oportunidades através da integração com outras tecnologias tornou-se um fator crucial para ganhar vantagens competitivas. Abraçar este cenário dinâmico exige que os fornecedores de rede estejam a par dos avanços da IA e procurem proactivamente áreas de potencial aplicação dentro das suas organizações, de modo a poderem aproveitar todo o potencial oferecido pela IA para inovarem e impulsionarem o seu crescimento.

(*) Country Manager da Colt Technology Services Portugal & Colt VP Global Service Delivery