Por Nuno Breda (*)

A inteligência artificial (IA) é uma realidade que já faz parte do nosso quotidiano. Apesar de ainda ser desconhecida por muitos, é também já muito utilizada por outros e de forma transversal a vários setores da sociedade. Pode ser considerada como uma tecnologia disruptiva - tal como o blockchain, que irá revolucionar inúmeras áreas e naturalmente também as diversas formas de pagamentos.

Um dos contributos mais importantes da IA nos pagamentos é o incremento da segurança nas transações. Ao analisar os padrões de comportamento pode identificar atividades suspeitas com maior rigor. A capacidade de processar rapidamente grandes quantidades de informação, possibilita o cruzamento e a análise de dados essenciais à gestão do risco associado a todas as atividades financeiras, incluindo, naturalmente, os pagamentos.

Outra mudança significativa será o aumento da velocidade das próprias transações, sobretudo nas internacionais. Temos grandes expectativas que a IA venha ajudar a resolver as questões relacionadas com a segurança associada às transferências imediatas internacionais. Com o desenvolvimento de algoritmos dinâmicos, capazes de conhecerem quem envia e quem recebe em tempo real e a aplicação de matrizes de risco construídas com base no historial aprendido, conseguiremos validar as transações com outro nível de confiança.

Claro que este conhecimento dos intervenientes, levanta questões relacionadas com a privacidade. A segurança destes dados privados é um fator essencial para a confiança dos utilizadores dos sistemas de pagamentos. O impacto será enorme se houver alguma falha em qualquer ponto do processo.

Se por um lado, é essencial que a informação esteja disponível para ser consumida pelos mecanismos que validam as transações, por outro, pode ser discutível a forma como determinados algoritmos “aprendem” estes dados. Ao estarem disponíveis para este fim, existe sempre também o risco de serem utilizados para outros.

Esta capacidade de aprender, característica em franca evolução da IA, é o pilar essencial da tecnologia para conseguir dar resposta às atuais necessidades dos pagamentos. O nível de ameaça será cada vez maior, com os hackers a adotarem esquemas cada vez mais sofisticados. Só será possível manter os pagamentos e os dados dos utilizadores seguros, se existirem ferramentas inteligentes e capazes de nos protegerem destas ameaças.

A redução da intervenção humana nestes processos de validação de transações é sempre considerada por uns como uma vantagem, e por outros como uma desvantagem. A evolução da IA vai ter sempre um grande impacto em toda a sociedade, com tarefas cada vez mais complexas a serem desempenhadas por máquinas.  Quando surgiram os primeiros robots, existiram igualmente opiniões antagónicas, hoje, por exemplo na indústria automóvel, é tudo automatizado.

Tudo indica que a tendência será esta. A IA irá proporcionar cada vez melhores experiências aos utilizadores de pagamentos com transações mais rápidas e seguras.

(*) Co- CEO Ifthenpay