Por Maxim Manturov (*)

O metaverse faz parte da próxima geração da Internet, daquela que será a Web 3.0, e que promete melhorar tudo o que sabemos, ser o nosso centro de trabalho, jogos, comunicação e investimento neste ecossistema global.

Abrirá um nível de experiência totalmente novo que, para algumas pessoas, pode parecer mais uma jogada como Ready Player One ou Tron do que a vida real. No seu nível mais elevado, o metaverse é um mundo virtual online. Um espaço digital que espelha a vida real, mas não é limitado pelas suas regras. E todos iremos interagir utilizando equipamento como o PC ou smartphone e acessórios como auscultadores e controladores de realidade virtual (VR) e no qual o requisito número um será um poder de computação sem precedentes - poder que deve vir sobretudo da nuvem.

Como pessoa presente no metaverse, cada um de nós terá o seu avatar que o representa visualmente. Haverá bairros virtuais com casas e carros virtuais. É para esta realidade que já algumas empresas estão a trabalhar arduamente em acessórios que levarão a experiência do metaverse para o próximo nível. Pense na próxima geração de headsets de realidade virtual, controladores e outro hardware.

Com isto dito, é provável que "a maré suba todos os barcos" e as ações do Facebook tenham permitido a muitas empresas descobrir novos produtos ou canais de venda. Para empresas mais pequenas como a Roblox ou a Unity, o metaverse cria oportunidades de crescimento mais acelerado, o que se refletiu momentaneamente no preço e é por isso que houve tanto interesse por parte dos investidores nas ações e IPO destas duas marcas.

À medida que o metaverse se desdobra em 2022, empresas como a Roblox ou a Unity têm muito trabalho pela frente. Elas precisam de oferecer gráficos muito melhores nos jogos. A Unity aposta em tornar-se líder no metaverse através da criação de conteúdos 3D em AR e VR. A indústria precisa de se mover rapidamente neste espaço. A Unity está a capacitar os criadores com as suas ferramentas. Ao fazê-lo, está estrategicamente posicionada para capturar a maior parte da quota de mercado do metaverse. Além disso, VR e AR exigirão computação móvel de ponta e soluções de jogo baseadas na nuvem.

Nvidia Grid vGaming suporta até 160 jogos de PC em simultâneo. Se as pessoas necessitarem de maiores rácios de computação, o servidor Nvidia RTX irá facilmente satisfazer tais requisitos de potência. A empresa irá gerar elevadas receitas com as vendas de hardware nos próximos anos. Também as receitas das assinaturas de jogos em nuvem irão crescer.  A empresa ofereceu-se para comprar a aplicação de aptidão VR Supernatural.

O Metaverse tem uma grande quota do mercado da realidade virtual graças às fortes vendas do headset Quest 2 e também abriu o seu espaço virtual Horizon Worlds gratuitamente. Agora que saiu do beta, as pessoas podem experimentá-lo. Os criadores de jogos podem também ter acesso a novas ferramentas para os criadores. Os investidores devem tratar a abertura do Meta's Horizon Worlds como um catalisador positivo. Ao libertar o ambiente primeiro, pode captar quota de mercado.

Com base no acima exposto, muitas empresas tecnológicas podem beneficiar do desenvolvimento de metaverse, dado que se estima que no final de 2024 o mercado global para o Metaverse poderá atingir 1 trilião de dólares.

(*) Head of Investment Advice, Freedom Finance Europe