
Outsourcing de TI Inteligente
Por Francisco Lopes da Fonseca (*)
Se é um gestor, um director de sistemas de informação ou um responsável de uma área ligada às tecnologias de informação depara-se certamente com a questão da redução de custos sem perder a qualidade da gestão de projecto? Com o know-how tecnológico da equipa envolvida? Com a dificuldade em gerir as carreiras dos seus colaboradores? Com o acompanhamento feito pelas empresas suas parceiras? Com a multiplicidade de conhecimentos que necessita para a sua empresa? Ou com tudo isto.
O Outsourcing Inteligente nas TI´s preconiza o conhecimento do negócio do cliente, a experiência tecnológica em projectos semelhantes e, acima de tudo, uma metodologia onde todos os consultores em regime de Outsourcing, desde o gestor de projecto, o chefe técnico, os analistas e os técnicos (programadores ou de infra-estruturas), possam reportar e passar conhecimento para o cliente final. Desta forma, são capitalizados todos os factores, é transferido para as empresas especializadas o ónus da formação, da colocação dos colaboradores em projecto no final deste, da gestão da carreira desses colaboradores, da gestão técnica do projecto, tudo isto maximizando o âmbito e a qualidade, e minimizando o tempo e o custo.
São empresas que usufruirão de uma vantagem competitiva por desenvolver um determinado sistema de informação com um limite de vida delimitado no tempo e que logo terá concorrência. Consequentemente, terá igualmente uma pressão sobre a rentabilidade que este proporciona. Para tal os custos de I&D são controlados à partida permitindo maximizar a retorno do investimento desse projecto, estimado recorrendo a um ambiente financeiro controlado.
Para que tudo isto não passe de romantismo neo-liberal, as empresas que confiam parte do seu sucesso a terceiros têm exclusivamente que delegar e controlar. Para tal, nada melhor que estabelecer desde o inicio reuniões periódicas de controlo de projecto, com metodologias próprias, onde a definição iterativa do âmbito e das respectivas tarefas se torna possível devido ao ownership do projecto estar do lado do cliente, podendo este decidir por alterações de âmbito e de ter possibilidade de partilhar do risco.
(*) Administrador Executivo da Mind Source, do Grupo SetCom
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários