Por Pedro de Figueiredo (*)
No contexto pandémico que vivemos, tudo o que nos defenda desse avassalador e transfigurado vírus, é duma importância absolutamente única, por ser vital. Precisamos viver! Sem vida de que adianta pensar no demais? Fala-se num novo normal. Os mais idosos dirão que “não é nada de novo”, que “o que faz falta é sabermos viver em qualquer circunstância, como antigamente sabiam!” Tenham ou não razão, vale a pena interiorizar que teremos de conviver com diferenças, em relação ao que anteriormente tínhamos por estabelecido. E pronto… vamos para diante garantindo a vida, já que sem ela nada mais haverá.
Tomemos o que está ao nosso alcance para nos defender e guardar: “… com uma mão a fazer a obra e na outra as armas.” Sim. Temos de avançar! Vale a pena enfrentar o dia-a-dia de forma afoita e resoluta, recuperando a vivência de modo mais destemido e sempre responsável.
A consciência do acesso a ar respirável esterilizado, em contexto de trabalho, gera confiança, por causa da segurança percecionada. Quando se instala segurança a resposta do nosso cérebro é favorável, já que o nível de risco baixa. Além do mais, a retoma da atividade económica – imperiosa e urgente – para níveis em que consigamos manter-nos, está diretamente relacionada com a proteção que formos capazes de assumir: no coletivo, como resultado do individual.
Outra vez: ar respirável esterilizado! É imperioso que sejamos capazes de adotar, e influenciar firmemente para que sejam adotados, instrumentos que nos ajudem a conviver em segurança com a brutalidade deste vírus. A firmeza no bater o pé é que nos permite colocar o inimigo em fuga. Ora, isto faz-se com o recurso a meios comprovados de defesa, ao contrário de nos encolhermos num canto.
Partilho alguns conceitos básicos com o intuito de ajudar na busca do benefício da esterilização do ar respirável, pela tecnologia UV-C: A esterilização UV-C (Desinfeção UV ou Irradiação Germicida Ultravioleta - UVGI), quebra certas ligações químicas e desordena a estrutura do DNA, RNA e proteínas, fazendo com que um microrganismo seja incapaz de se multiplicar. Quando um microrganismo não se consegue multiplicar, é considerado morto, já que está impossibilitado de se reproduzir dentro de um hospedeiro e, portanto, deixou de ser infecioso. Isto é, sempre que um microrganismo é submetido a uma dose adequada de radiação UV-C, essa radiação penetra nas membranas de suas células e danifica o seu genoma.
Consequentemente, torna-o incapaz de se reproduzir, matando-o. Ao contrário de outras técnicas, o fenómeno de atuação de UV-C raramente produz subprodutos potencialmente perigosos. Ainda assim, são necessários testes, aplicando a normativa europeia conducente à aposição da marcação CE, para garantir a inexistência de efeitos nefastos à saúde humana. Ora, isto torna os aparelhos de esterilização de ar respirável, pela tecnologia UV-C, sem efeitos maléficos na relação de convivência e proximidade com as pessoas. Portanto, absolutamente adequados a meios onde pessoas precisem permanecer, garantindo-lhe proteção, sejam as suas atividades de lazer e/ou profissionais.
Naturalmente, faz falta garantir que os aparelhos de esterilização do ar respirável têm a sua ação contra o SARS-Cov-2 comprovada por ensaios laboratoriais, efetivamente realizados em laboratório acreditado. A conclusão sobre a sua demonstração de efeito de redução da carga viral tem de constar claramente na conclusão do estudo. A declaração do tempo de exposição à dose de radiação, no qual se evidenciou a tal atividade, em segundos, é absolutamente crucial para se entender se o nível de proteção conferida é real.
Por mim, quero usar todos os meios para reforçar a possibilidade de viver, usufruindo da oportunidade que foi dada pelo Criador. Uso um aparelho de esterilização de ar respirável, por ser um meio de proteção altamente confiável. Ainda que sendo coisa distinta de vacina ou medicamento, a sua comprovada ação sobre o vírus causador da COVID-19 dá-me proteção.
Livremo-nos do mal, sem morrer da cura! A retoma da atividade económica é crucial, urgente e para ser feita de forma a persistir no tempo. As vivências das pessoas precisam ser recuperadas. Ar respirável esterilizado é a confiança para o regresso ao trabalho!
(*) Diretor de Negócio, Instituto Galénico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários