Por Tiago Gonçalves (*)

Os últimos meses têm-nos mostrado que a transformação digital é cada vez mais fundamental para as empresas que querem subsistir neste tão apelidado ‘novo normal’. Se antes da crise pandémica da Covid-19 se falava de como a digitalização das empresas era importante para estas se tornarem cada vez mais modernas, sustentáveis e capazes de se diferenciarem perante a concorrência, a imprevisibilidade desta crise veio ainda mais reforçar a importância da tecnologia para as organizações e para a sociedade em geral.

Tudo mudou para o digital. As pessoas trabalham de casa, fazem compras de casa, encontram-se com amigos e familiares a partir de cada casa… Tudo isto é possível fazer-se de casa. Mas sem um contacto direto e pessoal com os clientes, como é que as empresas conseguem estar próximas do seu público e construir uma relação? Se estamos todos em casa, como é que as empresas conseguem crescer e ter sucesso em 2021? Voltamos ao início: tudo mudou para o digital, e as empresas têm de lá estar também.

Esta necessidade das empresas se manterem produtivas, lucrativas e sustentáveis, ao mesmo tempo que procuram construir uma relação totalmente diferente com os seus clientes, só é possível com recurso à tecnologia. Ter um maior e melhor controlo de todos os processos de venda, ter acesso a toda a informação dos produtos e dos clientes com apenas um clique, aumentar a produtividade e a conectividade das equipas que estão dispersas geograficamente por imposição do teletrabalho… tudo isto só é possível com tecnologia. Sobreviver e crescer em 2021 é possível com recurso a tecnologias que ajudem as empresas a assegurar que todos os passos de um processo de venda são cumpridos, ao garantir que as oportunidades certas não são desperdiçadas, ao permitir conhecer os clientes muitas vezes sem sequer os ter visto uma vez, e tudo isto independentemente do local e forma onde cada interveniente está.

A Innowave está a conseguir fazê-lo, e embarcou também ela num processo de transformação, em parceria com a Salesforce. Hoje, utilizamos ferramentas que nos permitem assegurar que temos uma melhor qualificação das oportunidades e que as propostas enviadas aos nossos clientes estão 100% alinhadas com as regras e metodologias da empresa, e com as necessidades específicas do cliente.  Neste sentido, podemos claramente afirmar que a existência de uma melhor ferramenta de vendas se traduz no aumento das mesmas. Uma transformação digital que nos irá permitir sobreviver e crescer em 2021.

Redefinir objetivos e alcançá-los em tempos de pandemia não é um desafio simples. Acredito que faz tudo parte de um processo contínuo, de tentativa e erro, mas com a certeza de que a tecnologia é um motor fundamental para conseguirmos reajustar-nos à realidade e conseguirmos ser bem-sucedidos, mais eficientes e correspondermos às expectativas de todos os stakeholders que nos envolvem.

A transformação digital de uma empresa não se faz num par de dias, existem processos de integração contínuos, sendo necessário analisar a médio e a longo prazo qual o impacto das ferramentas que vão sendo implementadas pelas organizações, e de que forma estas mesmas ferramentas se integram com outros sistemas já existentes. Só assim conseguimos progressivamente melhorar e garantir que a adoção de uma estratégia de transformação digital, para melhorar as práticas de relacionamento com o cliente, se traduz em algo positivo e eficaz para a sustentabilidade de uma empresa, e para que ela possa sobreviver e crescer em 2021 e por muitos mais anos que aí vêm.

(*) CEO da Innowave