São várias as mudanças que têm vindo a ser conduzidas no Ministério da Justiça, umas mais visíveis para o exterior, uma vez que dizem respeito a funcionalidades que directamente beneficiam cidadãos ou empresas, outras que estão relacionados apenas com os procedimentos internos dos serviços, mas que acabam por se reflectir externamente.




O TeK aproveitou a presença de Zaida Chora no seminário "A Gestão de Conteúdos e Processos - Um contributo decisivo para a modernização e simplificação da Administração Pública", onde foi apresentar o case study sobre a plataforma de serviços partilhados de gestão documental e workflow na Justiça, para perguntar à vogal do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ) a que se deve o sucesso das transformações que têm vindo a ser operadas naquele Ministério.




O seminário "A Gestão de Conteúdos e Processos - Um contributo decisivo para a modernização e simplificação da Administração Pública" decorreu recentemente em Lisboa e contou com a presença de outros responsáveis da Administração Pública que apresentaram e debateram as melhores práticas ao nível dos organismos estatais.




http://imgs.sapo.pt/gfx/453481.gifTeK: Quais considera serem os factores que mais têm contribuído para o sucesso dos projectos de modernização que têm vindo a ser implementados no Ministério da Justiça?


Zaida Chora:
Penso que o envolvimento das chefias tem contribuído em grande escala para o sucesso das medidas que decorrem. O facto de se incentivar à participação na decisão de todos quantos fazem parte das equipas também é muito importante. Por vezes as cadeias de decisão são demasiado longas e acho que é aconselhável encurtar essa cadeia. Quanto mais se encurtar essa cadeia mais fácil se torna.


Também acredito que o sucesso ou insucesso de um projecto está em conseguir uma visão estratégica da informação, mas que vá ao essencial. Neste momento considero que há mais a fazer em termos de coordenação entre os organismos, do que em termos de disponibilização de ferramentas, embora a escolha acertada da tecnologia também se apresente como um factor determinante.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.