O tema da segurança e das funcionalidades dos browsers é sempre um dos mais debatidos no TeK, com adeptos "ferrenhos" dos diferentes navegadores, especialmente do trio Chrome, Internet Explorer e Firefox, que também lideram em número de utilizadores.

A propósito de um estudo que referia que o Internet Explorer 9 é o browser mais seguro, liderando de longe as respostas efetivas a malware, e depois da Google ter divulgado um estudo onde diz que o malware é cada vez mais difícil de identificar, decidimos colocar a questão aos nossos leitores, procurando saber qual consideram ser o navegador mais seguro de entre os 5 principais.

Sem surpresa, a disputa centrou-se à volta do "trio maravilha", mas com mais destaque para o Chrome e o Firefox, que desde o primeiro dia disputaram a liderança "taco a taco".

O browser da Mozilla acabou por vencer, embora com uma distância curta. Entre os 1.614 votos recolhidos, o Firefox foi escolhido por 35% dos leitores, enquanto o Chome é o mais seguro para 33%.

[caption]Nome imagem[/caption]

O Internet Explorer recebeu 21% dos votos, ainda longe do Firefox e do Chrome, mas também muito distante do Safari (com 5%) e Opera (com 4%). Outras escolhas (não especificadas) receberam 2% dos votos.

As razões da escolha podem agora ser detalhadas na caixa de comentários abaixo, onde é possível fundamentar as opções, ou contestá-las.

Aproveite ainda para votar no novo inquérito que está online sobre se faz sentido dar continuidade aos programas de apoio à compra de computadores para os alunos do ensino básico e secundário.

O Governo não deu ainda sinal de querer avançar com o e-escolas 2.0, proposto ainda pelo anterior executivo e em época de regresso às aulas os pais e educadores fazem contas à vida para adquirir computadores para os mais novos.

Com esta nova votação tentamos perceber se os leitores consideram essencial a continuação do investimento nesta área, se vale a pena fazer uma reformulação e investir mais em conteúdos ou se nesta conjuntura económica é preciso cortar também nestes programas.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico