O encerramento do Megaupload e consequente detenção dos seus responsáveis apanhou de surpresa a comunidade Internet, parte dela utilizadora (assídua ou esporádica) dos serviços de alojamento do referido site.

Curiosamente a ação, liderada pelo FBI mas com repercussão internacional, decorreu poucas horas após os Estados Unidos terem recuado na proposta das polémicas leis SOPA e PIPA.

Facto é que a estratégia norte-americana parece ter assustado alguns serviços com propósitos idênticos ao Megaupload, que limitaram a sua utilização com medo de serem alvo de investigações semelhantes.

Os "concorrentes" FileSonic e Uploaded.to são dois dos exemplos de serviços que restringiram significativamente a utilização do site, para evitar acusações de violação de direitos de autor.

No caso do FileSonic, os responsáveis chegaram a anunciar, na altura que a partilha de conteúdos estava bloqueada até novos desenvolvimentos, avisando que os serviços só podiam ser usados para carregar e descarregar ficheiros alojados pelo próprio utilizador. O Uploaded.to optou por bloquear o tráfego proveniente dos EUA, mas continuava acessível para os demais internautas.

As reações fazem adivinhar uma mudança no modelo de negócio dos sites de alojamento, ou não, e foi nesse sentido que quisemos conhecer a opinião dos nossos leitores.

[caption][/caption]

Sobre a polémica em redor do encerramento do Megaupload e da influência que a ação pode ter no fenómeno da partilha ilegal de ficheiros, a grande maioria (75%) considerou que mesmo que os sites de alojamento desapareçam, haverá sempre outras alternativas com fim idêntico.

Já 17% acredita que os serviços de alojamento, como modelo, vão continuar a existir. A opção que defendia que o encerramento do Megaupload vai ditar o fim da partilha ilegal de ficheiros recolheu apenas sete por cento dos 1.833 votos.

Entretanto o TeK já colocou online uma nova votação, onde o tema é o ACTA e as manifestações que estão a ser preparadas na Europa (Portugal incluído) contra as medidas que podem vir a aprovadas no Parlamento, tornando oficial a adesão da UE ao acordo internacional.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.