Esta semana, na rubrica Mercados Justos do Século XXI, desenvolvida em parceria com o whatnext.law estão em destaque os temas da tutela da atenção, os riscos da vigilância emocional e a necessidade de travar o uso de dark patterns (ou padrões obscuros) no mercado digital.
A ISS orbita agora a Terra a 422 quilómetros de altitude, o ponto mais alto da sua história, após uma manobra de reposicionamento realizada pela cápsula Dragon da SpaceX.
A portuguesa Tekever foi uma das empresas escolhidas para ajudar as forças armadas britânicas a chegar ao design de uma nova geração de drones, que vão apoiar helicópteros Apache em missões de ataque.
As técnicas de gestão de tempo são úteis para quem quer aumentar a produtividade e é possível encontrar uma variedade de ferramentas baseadas no método Pomodoro. Se está à procura de uma abordagem mais “fofinha”, a Mochi Focus é uma opção a considerar.
Transforme texto em áudio realista com a ElevanLabs: AI Voice Generator. Esta poderá ser uma poderosa ferramenta para criadores de conteúdos que procuram qualidade profissional sem grandes complicações.
A propósito do Dia Mundial da educação, Rui Duro destaca a importância da exposição precoce a conceitos de cibersegurança, que funciona como uma verdadeira infraestrutura de segurança.
Com o WhatsApp a ser designado como uma Very Large Online Platform (VLOP) a Meta tem agora um período de quatro meses para assegurar que a sua app cumpre as obrigações do Regulamento dos Serviços Digitais na Europa.
A Microsoft já teve de lançar duas correções de emergência para problemas provocados pelas atualizações do Patch Tuesday de 13 de janeiro. E como não há duas sem três…surgiu mais uma falha.
A Microsoft avança que o novo chip Maia 200 vai começar a ser implementado nos seus datacenters localizados na região central dos Estados Unidos, sendo também usado para acelerar projetos do Microsoft Foundry e para dar suporte ao Copilot.
O novo fato espacial AxEMU, desenvolvido pela Axiom Space em parceria com a Prada, demonstrou as suas capacidades num conjunto de testes, prometendo revolucionar a exploração lunar com a sua flexibilidade sem precedentes.
Em entrevista ao TEK Notícias, Pedro Teixeira, Cloud & Infra Director da Claranet Portugal, defende que, apesar da complexidade que as gigafábricas de IA exigem, “a Europa não pode parar enquanto estes projetos surgem”, caso contrário, arrisca-se a perder competitividade face ao resto do mundo.
A Tesla iniciou as operações de robotaxis totalmente autónomos em Austin, no Texas, sem qualquer monitor de segurança no interior do veículo. O anúncio foi feito por Elon Musk através do X, confirmando que os primeiros passageiros já podem utilizar o serviço sem qualquer presença humana.
Chegou a Portugal o novo smartphone da série A da Oppo. Este destaca-se pela autonomia prolongada da bateria de 6.500 mAh, pela resistência militar e pelo preço acessível de 299,99 euros.
No âmbito do Regulamento dos Serviços Digitais (DSA), a Comissão Europeia abriu uma nova investigação à rede social X, com foco em particular no Grok e na disseminação conteúdo ilegal, como imagens sexualmente explícitas que foram manipuladas por IA.
A nova configuração do supercomputador MareNostrum 5, que será instalada ao longo deste ano, vai contar com tecnologia de última geração. Além da EuroHPC JU, Portugal, Espanha e Turquia contribuem para o financiamento no âmbito do projeto Fábrica de IA BSC.
Organização de defesa do consumidor norte-americana divulgou os quatro smartphones Android menos fiáveis do mercado, apontando problemas de desempenho e fiabilidade em modelos populares de várias marcas.
Siri, a assistente virtual da Apple, está prestes a receber uma transformação significativa com a integração da inteligência artificial da Google, e a mesma deverá ser revelada em fevereiro, antes de ser integrada com o futuro iOS 26.4.
O manifesto de um grupo de professores portugueses contra o uso de Inteligência Artificial no ensino continua a gerar polémica. Um estudo da OCDE mostra como a tecnologia está a ser usada, as vantagens e desvantagens,
Um novo estudo mostra que as empresas qualificadas para serem consideradas líderes em inteligência artificial ainda são poucas, mas estão a multiplicar receitas e oportunidades de lucro. A análise detalha o que estão as organizações a fazer para aí chegar.
Além de resolver um mistério antigo, um estudo feito com a ajuda do Hubble abre novas perspetivas sobre a forma como as estrelas desafiam a idade e, em casos raros, parecem encontrar uma forma de rejuvenescer.
Em vez de scroll infinito das redes sociais, esta semana trazemos seis jogos que desafiam competências e destreza, e que podem animar uma tarde de domingo mais cinzenta.
A depressão Ingrid que está a afetar Portugal já causou mais de 720 ocorrências, muitas das quais relacionadas com inundações. Um projeto da NASA e da Agência espacial francesa recolhe dados que podem ajudar na previsão destes fenómenos.
Dormir bem continua a ser um desafio para muitos. Se é daquelas pessoas que costumam “repor” as horas de sono perdidas ao fim de semana e quer desenvolver hábitos mais saudáveis, a GNGM pode ajudar.
Neste jogo de inspiração surrealista que chegou recentemente às lojas da Apple e Google, os jogadores exploram um mundo subaquático inquietante enquanto resolvem quebra-cabeças, desvendam mistérios.