Numa época em que vivemos a experiência do trabalho hibrido, com o regresso “tímido” aos escritórios, mas sob a ameaça da nova vaga de infeções da pandemia de COVID-19, as fabricantes encontram-se em contrarrelógio para oferecer as melhores soluções para os seus utilizadores. As pessoas têm atualmente novas necessidades e isso passa por ter um único computador portátil capaz de executar não só as suas tarefas profissionais, como nos momentos de lazer responder com uma boa performance, seja a jogar uma partida com amigos ou a assistir uma série ou filmes. E, sendo cada vez mais um companheiro para levar para todo o lado, os portáteis necessitam ser leves e compactos.
É neste sentido que a HP introduziu no mercado o EliteBook x360 1030 G8, um portátil compacto e leve, com capacidade de rodar a sua tampa em 360 graus, para que o possa utilizar tanto em forma de tablet como tenda, mediante as suas necessidades. Faz-se acompanhar de uma pen que permite tirar notas ou fazer algumas edições no seu ecrã tátil. E ainda que seja um modelo de 13,3 polegadas, oferece uma área de ecrã bastante generosa para o segmento, devendo-se às suas molduras bastante finas, sobretudo nas laterais. O seu painel tem uma resolução de 1080p com um rácio de imagem de 16:9.
Design premium muito elegante
Mas no primeiro contacto, salienta-se mais uma vez o seu design premium, numa tampa e chassis em tom cinzento claro matte, com o logotipo da HP na tampa em prateado espelhado. O portátil apresenta linhas bem definidas, embora tenha feito regressar as arestas pouco limadas, com “bicos” um pouco salientes nas suas quinas. Na extremidade da tampa um filete com outro tom concede-lhe um toque de classe adicional. É sem dúvida um portátil elegante, que qualquer profissional desejaria ter, mas acima de tudo robusto e resistente, muito graças ao seu chassis construído em alumínio.
Abrindo a tampa, que falha o teste de abertura apenas com uma mão, nota-se que a HP manteve uma linha estética muito semelhante a outros modelos do seu catálogo. O alinhamento dos altifalantes nas laterais é semelhante ao ZBook Firefly que o SAPO TEK testou recentemente. As duas dobradiças parecem bem resistentes e reforçadas para a quantidade de vezes que a tampa vai ser levantada ao limite, para quem usa o portátil como tablet.
Veja na galeria imagens do portátil:
O computador apresenta um teclado com teclas espaçosas, permitindo escrever sem atropelos. Um dos melhores aspetos dos computadores da HP são, sem dúvida, os seus teclados, sempre confortáveis e este modelo não é exceção. Ao abolir o teclado numérico ganha-se mais espaço para os dedos respirarem, exceto se usar o cursor que fica amontoado no canto direito. O TouchPad também é generoso, considerado o tamanho geral do chassis, funcionando muito bem nas diversas tarefas.
No que diz respeito à alocação das entradas de conetividade, na esquerda conte com uma entrada USB-A, uma bandeja para cartão SIM (esta versão de teste é LTE) e jack 3,5 mm para auscultadores. Do outro lado tem dois USB-C com suporte a Thunderbolt, uma HDMI e mais um USB-A. De notar que este modelo é alimentado exclusivamente por USB-C, por isso, se não tiver um HUB, conte com uma das entradas destinadas a manter o cabo de energia, no caso de trabalhar sempre ligado. No conjunto de acessórios tem um cabo adaptador de USB-A para USB-C, para carregar a pen.
O computador é realmente bastante leve, sendo carregado e manejado com uma mão, tal como se fosse um livro. O chassis tem praticamente a largura da entrada HDMI e a sua tampa é ainda mais fina.
A pen oferece quatro ponteiras adicionais, caso se danifique ou perca a que está a usar. O acessório é magnético, permitindo manter-se firme no chassis do computador, ideal para o pousar quando não está a utilizar.
No interior da máquina está um processador de 11ª geração
Para alimentar este pequeno conversível, o modelo enviado para teste, foi equipado com especificações generosas, incluindo um processador Intel i7-116567 de 11ª geração, 16 GB de RAM LPDDR4 e 500 GB de armazenamento interno SSD PCIe NVMe. Apesar de já circular chips de 12ª geração e memórias DDR5 nas mais recentes revelações na CES 2022. Tem ainda uma gráfica Intel Iris Xe, completando uma otimização da plataforma Intel Evo.
Considerando que o trabalho passa a ser descentralizado para muitos funcionários, o portátil oferece o sistema de proteção HP Sure View. Trata-se de uma medida “anti-bisbilhoteiro” que pode ativar, cortando o ângulo de visão do ecrã quando se espreita de lado. Para o utilizador, de frente, apenas fica um pouco mais escurecido, mas certamente que compensa manter os mirones afastados.
No topo do ecrã encontra-se uma câmara de alta-definição, acompanhado de um sensor de infravermelhos. O computador tem um sensor de proximidade capaz de detetar a presença do utilizador à sua frente. Também é capaz de ler a iluminação ambiente.
O portátil tem quatro colunas Bang & Olufsen espalhadas pelo chassis, revelando uma qualidade de som agradável, além de um microfone de matriz dupla colocado estrategicamente para o utilizador e dois micros para o exterior. O objetivo é aumentar a qualidade de som do utilizador nas videoconferências, ao mesmo tempo que limpa os ruídos ambientais indesejados.
Quanto a conetividade, o portátil apresenta ligação wireless via Wi-fi 6, assim como Bluetooth 5. O adaptador de carregamento USB-C é de 65 W, permitindo um carregamento rápido da sua bateria de 54 Wh. Pela nossa experiência, o portátil não teve problemas em funcionar durante praticamente todo o dia de trabalho no teste de vídeos em loop, mas a autonomia dos computadores é sempre muito relativa à utilização de cada um.
Para utilizadores avançados, que desejam comprar um computador com boas especificações para o trabalho, mas também algum entretenimento casual, esta poderá ser uma opção válida. Tem um design premium com acabamento em matte, evitando impressões digitais indesejadas e uma construção robusta, com um peso de 1,2 kg. Conta ainda com as mais recentes tecnologias de conetividade, o novo processador da Intel e sistema de carregamento rápido para uma bateria, que por si, já é duradoura. O modelo encontra-se no mercado por cerca de 1.500 euros, na sua versão de processador Intel i5.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários