Num mundo perfeito, o computador ficaria para sempre com os mesmos índices de desempenho que tem quando sai da loja novinho em folha. Infelizmente, o mundo não é perfeito e o computador vai ficando mais lento ao longo do tempo.

Não é que perca as capacidades - essas estão sempre lá, a não ser que algum dos elementos cruciais (processador, memória, disco rígido ou placa gráfica) avarie. O que acontece é que, à medida que se instalam e removem aplicações, o sistema operativo vai ficando com um Registo cada vez mais "pesado", o que acaba por se reflectir no desempenho geral da máquina.

Atenta a este tipo de necessidades, a empresa alemã TuneUp desenvolve ferramentas capazes de proporcionar aos utilizadores uma gestão óptima dos sistemas operativos e dos programas instalados nas suas máquinas. Essas soluções não só protegem os utilizadores contra os problemas informáticos mais habituais, como também os ajudam a maximizar o desempenho e até a segurança dos seus computadores.

[caption]INTRO[/caption]

Recentemente lançado no mercado, o software TuneUp Utilities 2011 é um programa que permite ao utilizador optimizar o computador e adaptá-lo às suas preferências de utilização. Não se pense, contudo, que esta versão é uma novidade. Os mais entendidos nestas lides saberão aliás que este software está no mercado há mais de dez anos, tendo conquistado milhões de utilizadores e merecido diversos prémios e distinções.

Colocando à disposição do utilizador mais de 30 ferramentas de optimização, o TuneUp Utilities 2011 surge com uma interface totalmente escrita em português e apresenta algumas novidades que garantem ao utilizador a obtenção dos melhores resultados de uma forma bastante simples e intuitiva, garantindo uma resolução rápida e fácil dos problemas mais comuns que afectam o Windows.

A automatização de procedimentos é, aliás, o grande argumento do programa, permitindo que mesmo os utilizadores mais inexperientes possam sentir-se confortáveis na sua utilização.

Um excelente exemplo dessa capacidade de automatização é o modo Turbo, que melhora o desempenho do computador enquanto se trabalha, joga ou navega na Internet. A receita para o fazer é fácil - a função fecha automaticamente mais de 70 aplicações que habitualmente permanecem abertas em segundo plano e que contribuem para uma maior lentidão dos processos.

O modo Turbo pode ser configurado e lançado em qualquer altura, bastando para isso procurar o respectivo ícone na área de notificação do sistema, clicar no botão direito do rato e escolher a opção pretendida.

[caption]Turbo[/caption]

Mas comecemos pelo início. Assim que se instala o TuneUp Utilities 2011 no computador, o programa faz uma primeira análise ao sistema. Neste processo, limpa e desfragmenta o Registo, remove atalhos corrompidos, elimina arquivos temporários, optimiza os processos de arranque e de fecho do Windows e pode ainda desfragmentar o(s) disco(s) rígido(s), sendo que neste caso o tempo de espera poderá passar facilmente de alguns segundos para uns quantos minutos.

No final, o programa revela os problemas encontrados, dá algumas sugestões para cada um dos elementos analisados e dá o seu parecer relativamente ao estado geral do sistema após a verificação.

Qualquer que seja a mensagem a vermelho, será sempre má. Nesse caso, recomenda-se a opção Executar manutenção. De outra forma, é sempre possível avançar para o Start Center sem aplicar as alterações sugeridas.

Para dar ao utilizador uma visão mais detalhada do ponto de situação e da evolução das acções, cada relatório inclui as medidas aplicadas nos últimos sete ou trinta dias, ou até desde a instalação original do software.

[caption]Analise[/caption]

O Start Center é, como o nome indica, o ponto que reúne os principais índices de actividade e menus de configuração do programa. Neste aspecto em particular, o TuneUp Utilities 2011 divide-se em cinco grandes áreas:


  • Status & Recomendações, onde é possível definir os critérios no que concerne à manutenção do sistema, à melhoria do desempenho e à correcção de problemas;
  • Optimizar o Sistema, que reúne ferramentas para remover programas desnecessários e desactivar a outros a capacidade de poderem carregar automaticamente e ainda para executar manualmente tarefas de manutenção;

  • Libertar espaço em disco, que permite localizar e remover grandes volumes de dados, bem como eliminar arquivos e outros elementos desnecessários;


  • Corrigir problemas, onde será possível encontrar solução para alguns problemas mais comuns, restaurar arquivos excluídos ou ainda verificar erros no disco;

  • Personalizar o Windows, cuja função é alterar o aspecto visual do Windows e as suas configurações para optimizar o seu funcionamento.

[caption]Start Center[/caption]

Pelo meio, o TuneUp Utilities 2011 brinda o utilizador com inúmeras áreas de configuração, que mais não são do que elementos que permitem dar ao programa todas as informações necessárias para que o software encontre, de forma automatizada, o ponto de equilíbrio ideal entre aspecto e desempenho de acordo com as preferências manifestadas.

Neste âmbito, destaca-se o Perfil - uma função que trabalha de forma perfeita com a função Turbo e que permite dar ao computador uma vida nova. Durante os testes, o TeK usou um laptop com uma arquitectura de processamento de baixa voltagem e a diferença foi bem visível.

Segundo a própria TuneUp, a grande maioria dos utilizadores de software de optimização usa apenas 30 por cento de todas as funcionalidades oferecidas pelas ferramentas padrão do Windows.

Existem na Internet muitas outras soluções disponíveis, desde os programas gratuitos como é o caso do CCleaner até aos pagos como o Registry Mechanic . Todos, incluindo o software da TuneUp, cumprem mais ou menos os seus objectivos - começámos por dizer que o mundo não é prefeito e, portanto, é legítimo concluir também que não há programas perfeitos.

No entanto, o TuneUp Utilities 2011 tem a seu favor o facto de funcionar de uma forma muito simples e acessível, sem que isso implique comprometer a eficácia dos resultados.

O TuneUp Utilities 2011 está disponível para as plataformas Windows XP/Vista/7 (de 32 ou 64 bits) através do site da Sector Zero , pode ser instalado em até três computadores e custa 39,95 euros, IVA incluído.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.