A OPPO acaba de apresentar a nova série de smartphones Reno13 em Milão, dias depois de ter revelado o seu novo dobrável Find N5 que desafia a Samsung e a Honor na espessura mas que para já não chega à Europa. O OPPO Reno13 Pro 5G  não é tão apelativo como o super fino dobrável da marca mas tem também alguns trunfos que se destacam num mercado ultra competitivo.

A qualidade dos materiais e a espessura do smartphone saltam imediatamente à vista quando se tira o equipamento da caixa, e o ecrã OLED 1,5K que ocupa a quase totalidade da parte frontal e tem uma taxa de refrescamento adaptativa até 120 Hz, é uma boa surpresa. O smartphone pesa só 195 gramas, e para quem testou alguns topos de gama recentes, como Samsung S25 Ultra, ou o Honor V3, é quase um peso pluma.

A parte frontal é quase toda ocupada pelo ecrã, que a OPPO detalha que tem uma ocupação de 93.8% face ao corpo do telefone, e é ligeiramente curvo, sem exageros. O chassi é fino e usa alumínio e a traseira tem uma cobertura em vidro que é suave e esteticamente agradável.

Veja as imagens 

Na parte traseira é o módulo das câmaras que se destaca, com um arranjo retangular mas muito espaço para as lentes. Não sou grande fã da estética mas cumpre o objetivo, e as lentes não são tão salientes que desiquilibrem o smartphone.

A confiança na resistência está também patente na classificação classificação IP69, que faz com que a OPPO diga que este é "o primeiro telefone subaquático sem caixa do mundo". Ainda não o "mergulhámos" mas a empresa diz que os telemóveis não apenas estão protegidos contra salpicos de água até 80°C de temperatura mas que podem manter-se debaixo de água numa profundidade até 2 metros, mais do que muitas piscinas, durante 30 minutos, mas nota que os testes foram feitos em ambiente controlado e em água doce.

Veja o vídeo

Durante a apresentação dos novos smartphones foi feita uma demonstração da capacidade de "mergulho" e resistência à água, com a melhoria também das imagens captadas. O próprio telefone tem uma funcionalidade de "expulsar" a água que possa ter entrado nas várias ranhuras, bastando apertar o botão durante alguns segundos para "secar".

Fotografia com mais IA

O Reno13 Pro 5G conta com uma câmara principal de 50MP, com um sensor Sony IMX890, uma telefoto de 50 MP com zoom ótico de 3.5x que não se portou mal nos testes que fizemos em Milão. Há ainda uma ultra grande angular de 8MP e na frente tem uma câmara de 50MP com bons resultados nas selfies, que também podem ser editadas com as ferramentas de IA.

Algumas experiências que fizemos com o smartphone revelam a capacidade das câmaras que superaram as expectativas das especificações "no papel".

Veja as imagens 

Por dentro o processador é o MediaTek Dimensity 8350 de 8 núcleos, optimizado para o Reno13 Pro 5G e o Reno13 5G e com uma configuração melhorada para gaming com motor de jogo AI HyperBoost. Nos poucos dias em que experimentámos o smartphone não temos queixas do desempenho, mas também não o "puxámos" ao máximo.

O processador é uma ajuda importante para a IA adicionada, na fotografia e não só. Os novos smartphones da OPPO contam com o Livephoto IA, mas também o AI Motion, uma nova forma de animar as fotografias, passando de imagens estáticas a vídeos de 3 segundos com qualidade 2K. Para isso são adicionados efeitos dinâmicos que transformam as imagens numa Livephoto, com resultados curiosos.

Melhoria da nitidez das imagens, a possibilidade de remover desfoque e retirar reflexos são também alguns dos novos truques que já tivemos oportunidade de experimentar, até na em fotos captadas de dentro do autocarro.

OPPO Reno13 Pro 5G - Primeiras impressões
OPPO Reno13 Pro 5G - Primeiras impressões créditos: SAPO TEK

Para além da fotografia a OPPO tem também uma nova ferramenta de edição de texto que pode extrair informação de gráficos, enquanto o assistente de IA também ajuda a melhorar a formatação e correção ortográfica através da Caixa de Ferramentas com IA 2.0, com acesso a vários idiomas, onde ainda não se conta o português de Portugal.

Uma nota positiva tem de ser colocada na bateria, como é aliás hábito da OPPO. O Reno13 Pro 5G tem uma bateria de 5.800 mAh que dura à vontade mais de um dia e que pode ser recarregada rapidamente, com o carregamento Rápido SUPERVOOC de 80W da marca, recuperando 100% da carga em apenas 49 minutos. Ainda queremos testar mais a fundo a duração da bateria mas parece interessante até agora.

O OPPO Reno13 Pro 5G fica disponível a partir de amanhã e custa 799 euros, mas estão previstos descontos para a fase de pré venda, com ofertas até 30 de março.