
A Amazon vai lançar no próximo dia 9 de abril os primeiros satélites do projeto Kuiper, através do qual pretende montar uma constelação capaz de fornecer serviços globais de internet e competir com a Starlink, da SpaceX.
O projeto Kuiper tem previsto o lançamento de 3.000 satélites para a órbita baixa da Terra, a partir de onde pretende fornecer um serviço global de internet de alta velocidade. O projeto foi anunciado em 2019, com um investimento associado de 10 mil milhões de dólares.
“Fizemos testes exaustivos no terreno para nos prepararmos para esta primeira missão, mas há coisas que só se aprendem em voo, e esta será a primeira vez que voamos com o nosso projeto final de satélite e a primeira vez que lançamos tantos satélites de uma só vez”, sublinhou Rajeev Badyal, vice-presidente da Amazon, responsável pela área, no comunicado divulgado.
“Independentemente do desenrolar da missão, este é apenas o início da nossa viagem e estamos a postos para aprender e para nos adaptarmos, à medida que nos preparamos para mais lançamentos nos próximos anos”, acrescentou.
Em 2023, o projeto Kuiper lançou dois satélites de teste, ainda em versão de protótipo, mas a preparação desta fase começou ainda antes, com acordos assinados em 2022 entre a empresa e três companhias espaciais: a ULA, a Arianespace e a Blue Origin, para assegurar 83 lançamentos nos próximos anos.
A concorrente SpaceX, fundada por Elon Musk, tem já uma constelação de mais de 8.000 satélites que fornece serviços a 5 milhões de clientes em 125 países.
Os primeiros 27 satélites do projeto Kuiper vão ser enviados para o espaço no âmbito da missão Kuiper Atlas 1, com lançamento previsto às 16 horas (GMT), a partir do cabo Canaveral, na Flórida. A carga vai ser transportada pelo foguete Atlas 5, da United Launch Alliance, uma parceria da Boeing com a Lockheed Martin.
"Após a KA-01, continuaremos a aumentar as nossas capacidades de produção, processamento e implementação, enquanto nos preparamos para começar a prestar serviços aos clientes", promete a Amazon no comunicado onde anuncia esta priemira missão. A empresa acrescenta que já começou a preparar satélites para a próxima missão: A KA-02, que também utilizará um foguetão ULA Atlas V, em mais um lançamento feito a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários