Menos de metade (44%) dos diretores de tecnologias de informação nas empresas são considerados pelos responsáveis máximos das organizações como “conhecedores de inteligência artificial”.

Os dados são da Gartner e também revelam que 77% dos CEOs acreditam que a IA está a inaugurar uma nova era empresarial, que os principais especialistas em tecnologia nas suas organizações não estão preparados para apoiar, porque não têm os conhecimentos nem as capacidades. Os responsáveis máximos das organizações reconhecem estas falhas nos seus CIOs, nos diretores de segurança da informação (CISO) e nos diretores de dados (CDO).

O feedback recolhido nesta pesquisa na verdade não mostra grandes diferenças em relação a uma análise idêntica realizada entre 2019 e 2020, quando a consultora auscultou CEOs a nível global, sobre a preparação dos seus gestores mais especializados para conduzir e maximizar os ganhos da empresa na transformação digital. As dúvidas dos CEOs em relação ao nível de preparação dos seus executivos também era evidente. Agora é ainda maior, como mostra o gráfico abaixo.

Estudo Garter - preceção dos CEO sobre IA nas organizações
Estudo Garter - preceção dos CEO sobre IA nas organizações créditos: Gartner

Face a isto, os CEOs apontam como principais obstáculos à implementação e utilização da IA nas suas organizações a incapacidade de contratar um número adequado de pessoas qualificadas e a incapacidade de calcular o valor ou os resultados dessa implementação.

“Nunca vimos uma lacuna tão desproporcional nas perceções dos CEOs sobre a disrupção tecnológica”, admite David Furlonger, Distinguished VP Analyst e Gartner Fellow.

"A IA não é apenas uma mudança incremental do negócio digital. É uma mudança radical na forma como as empresas e a sociedade funcionam”, acrescenta o responsável, admitindo que se o conhecimento dos executivos que podem trazer esta mudança para as empresas não for rapidamente melhorado, o impacto na competitividade é certo.

A Gartner sublinha ainda que a análise permitiu concluir que os gestores mudaram a forma de encarar a IA, que já não vêm apenas como uma “ferramenta para uma maneira transformadora de trabalhar".

IA ganha cada vez mais espaço nos locais de trabalho, mas nem sempre de maneira honesta
IA ganha cada vez mais espaço nos locais de trabalho, mas nem sempre de maneira honesta
Ver artigo

À medida que reconhecem o potencial da tecnologia percebem que o sucesso não depende apenas de contratar talento, mas também de dotar os funcionários atuais das competências necessárias para incorporar a IA nas suas tarefas diárias.”

Este já é visto como o caminho para adaptar a organização e o seu modelo de negócio à nova era da IA. Mas, por enquanto, 66% dos CEOs reconhecem que os seus modelos de negócio não estão adequados à IA.

O estudo Gartner CEO and Senior Business Executive Survey foi realizado com base em 456 inquéritos a diretores-gerais e outros executivos seniores de organizações em todo o mundo, entre junho e novembro de 2024.